Bicarbonato de sódio tira agrotóxicos dos alimentos?
Será que o bicarbonato de sódio, um produto de uso doméstico comum, pode ajudar a tirar resíduos de agrotóxicos nos alimentos?
De acordo com uma pesquisa divulgada no periódico americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, o bicarbonato de sódio se mostrou mais eficaz do que outras substâncias, como água e cloro, para eliminar esses químicos da comida.
Para chegar a essa conclusão, os estudiosos utilizaram dois pesticidas comuns: o tiabendazol e o inseticida phosmet na maçã, que ficou exposta ao produto por um período de 24 horas.
Depois, eles fizeram três testes:
- Colocaram água misturada com bicarbonato na fruta na proporção de 10 mg/ml;
- Lavaram a maçã com água da torneira por dois minutos;
- Deixaram a maçã imersa em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.
Segundo os pesquisadores, o bicarbonato, de longe, foi o método mais efetivo. Após um período de 15 minutos em que as maçãs ficaram imersas na solução, o ele reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet.
Porém, vale ressaltar que o bicarbonato de sódio foi capaz de limpar apenas a superfície da fruta, e não teve a mesma ação para uma limpeza total do alimento.
Ou seja, a maçã, por dentro, ainda continha pesticidas.
Leia também: Você pode não ser intolerante a glúten e sim a agrotóxico
Também é importante frisar que o estudo apenas avaliou maçãs tratadas em laboratório com dois tipos de agrotóxicos.
No entanto, existem diversos tipos de praguicidas e cada um deles se acumula de modo diverso nas diferentes frutas e vegetais, o que faz com que não exista garantia de que o bicarbonato será também eficiente em situações de uso de outros produtos.