Colorir: Conheça os benefícios da prática para as crianças
Uma das atividades mais comuns entre as crianças é colorir. O hábito costuma ser incentivado desde a infância, principalmente na escola. Mas o que muitos não sabem é que esse ato, que parece simples, pode trazer diversos benefícios.
Isso porque colorir trabalha a criatividade dos pequenos. Assim, como qualquer tipo de prática artística, favorece oa imagem que a criança tem de si e dos outros.
Portanto, veja abaixo os principais benefícios do hobby:
Colorir trabalha a coordenação motora
O ato de colorir ou desenhar é uma ótima forma de trabalhar as habilidades motoras. Para segurar o lápis, é necessário encaixá-lo na mão, deixá-lo firme e fazer o movimento correto para pintar. Esse simples conjunto de atividades trabalha o punho e os dedos, ajudando na manipulação de pequenos objetos.
Leia também: Mandala: O que é, quais os benefícios e como fazer
Melhora o desenvolvimento cognitivo
Para pintar, a criança utiliza uma enorme quantidade de conexões cerebrais, além de conhecimento. Dessa maneira, isso facilita a capacidade de aprendizagem.
Estimula a criatividade
O ato de colorir também aumenta a autoestima. Especialmente entre as crianças, pois elas enxergam os trabalhos artísticos como objetivos alcançados e se sentem orgulhosas.
Leia também: Fidget Toy: O brinquedo do momento que alivia o estresse
Colorir traz bem-estar
Desenhar ou pintar é uma ótima forma de relaxamento. Dessa forma, a prática auxilia as crianças a lidarem com seus sentimentos e emoções.
Além disso, a sensação de terminar a coloração também contribui para o alívio do estresse. Pois o hábito ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar e ao sistema de recompensa cerebral, o que promove a criatividade.
É uma ótima forma de distração na pandemia
As consequências negativas do isolamento social para a saúde mental da população vêm sendo estudadas cada vez mais. Indo nesse sentido, uma pesquisa apontou que os casos de ansiedade e depressão aumentaram entre crianças e jovens na pandemia.
A pesquisa, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi divulgada recentemente na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados.
Por isso, é muito importante que os pais sejam sempre presentes na rotina dos pequenos e que prestem atenção em qualquer mudança de comportamento. Colorir, então, é uma opção de atividade para adultos e crianças praticarem juntos, reforçando os laços familiares e criando novas maneiras de passar o tempo em casa.