Benefícios da terapia para pessoas com esclerose múltipla
No dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Para pessoas com esclerose múltipla (EM), os sintomas físicos podem variar de leve a gravemente incapacitante. Porém, a doença também afeta a saúde mental e emocional.
De acordo com o Dr. Alexandre Lucidi, médico geneticista, atuante em Neurogenética e Neuroimunologia, os sintomas físicos são os principais motivos pelo qual os pacientes o procuram para obter um diagnóstico e aliviar os incômodos. Mas ele lembra que também é importante ter o acompanhamento em conjunto com a terapia cognitivo-comportamental (TCC).
O que é terapia cognitivo comportamental?
Desenvolvida por Aaron Beck, no início dos anos 60, a terapia cognitivo comportamental é uma abordagem terapêutica voltada para questões do presente. Dessa maneira, ela tem um direcionamento para solução de problemas, mudança de pensamento e identificações de comportamento que são funcionais.
Para, Dr. Higor Caldato, médico psiquiatra e sócio da Nutrindo Ideais e especialista em psicoterapias e transtornos alimentares, a TCC pode ajudá-lo a encontrar melhores maneiras de gerenciar os desafios da vida. Além disso, pode ajudá-lo a manter seu plano de tratamento e cuidar melhor de si mesmo.
Benefícios da TCC para pessoas com esclerose múltipla
Segundo Dr Higor, há evidências de que a TCC pode ajudar a melhorar questões como, por exemplo:
Leia também: Melhores exercícios para pessoas com esclerose múltipla
Outros métodos
No entanto, nem todos podem se adaptar com a terapia cognitiva comportamental. Por isso, existem outras opções para você escolher com a ajuda do seu terapeuta, que podem incluir:
- Treinamento de atenção plena;
- Meditação;
- Terapia Comportamental Dialética (DBT);
- Terapia familiar;
- Terapia de Grupo.
Da mesma forma que a TCC pode ajudar as pessoas com esclerose múltipla, também pode ajudar seus entes queridos. Assim, isso inclui parceiros românticos, pais, filhos e amigos. Pois ao identificar pensamentos que afetam suas emoções, você pode mudar suas ações para encontrar soluções e melhorar as habilidades de enfrentamento.
Fontes
- Dr. Alexandre Lucidi, pesquisador e voluntário em ações de conscientização sobre a esclerose múltipla na Associação de Pacientes do Estado do Rio de Janeiro
- Dr. Higor Caldato, médico psiquiatra e sócio da Nutrindo Ideais, especialista em psicoterapias e transtornos alimentares