Bebidas para pessoas com diabetes: estudo revela as melhores

Saúde
24 de Abril, 2023
Bebidas para pessoas com diabetes: estudo revela as melhores

Quem tem diabetes precisa controlar, constantemente, a quantidade de açúcar no sangue. Uma das maneiras é substituir alimentos industrializados por “comida de verdade”. Mas no caso das bebidas, quais seriam as melhores opções para as pessoas com diabetes?

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico The BMJ, na última quarta-feira (19/4), o ideal é substituir refrigerantes, achocolatados e sucos de caixa por escolhas mais saudáveis. Por exemplo: café, chá ou água. A estratégia é eficiente para diminuir o risco de morte prematura em pacientes com a doença metabólica.

Leia mais: O que pessoas com diabetes podem comer?

Como foi feito o estudo?

Primeiramente, pesquisadores analisaram dados sobre a saúde e a alimentação de 15.486 adultos com diagnóstico de diabetes tipo 2. Assim, foi possível estabelecer relações entre as bebidas mais consumidas por eles e os riscos de morte precoce.

Nesse sentido, o consumo de 8 tipos de bebidas foi monitorado durante 18 anos entre os voluntários:

  • Bebida adoçada com açúcar;
  • Bebida adoçada artificialmente;
  • Suco de frutas;
  • Café;
  • Chá;
  • Leite com baixo teor de gordura;
  • Leite integral;
  • Água pura.

Bebidas para pessoas com diabetes: resultados

De acordo com os resultados do estudo, os participantes que consumiam maior quantidade de bebidas adoçadas com açúcar (mais de uma porção por dia) apresentavam um risco 20% maior de morte precoce em comparação com aqueles que consumiam menos de uma porção por dia.

A boa notícia foi que a maior ingestão de bebidas como café, água, chá e leite com baixo teor de gordura resultou em menor risco para os pacientes. Assim, as pessoas que aumentaram o consumo de café após o diagnóstico de diabetes reduziram os riscos de morte prematura em 18% quando comparadas às que não alteraram o padrão que tinham após o diagnóstico.

Os pesquisadores lembram que o estudo é observacional, ou seja, não é possível estabelecer relação direta de causa e efeito. No entanto, os dados indicam a importância de escolhas relacionadas ao consumo de bebidas para a saúde dos pacientes. “No geral, esses resultados fornecem evidências adicionais que enfatizam a importância das escolhas de bebidas na manutenção da saúde geral entre adultos com diabetes”, destaca a pesquisa

Leia mais: Quem tem diabetes pode tomar água de coco? Especialista responde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar