Bebê escuta os pais na barriga, como mostra vídeo de Zé Felipe com filha?

Gravidez e maternidade Saúde
14 de Setembro, 2022
Bebê escuta os pais na barriga, como mostra vídeo de Zé Felipe com filha?

Em um vídeo fofo publicado por Virginia Fonseca, influenciadora digital, o cantor Zé Felipe conversa com a filha ainda na barriga da esposa, que está de 33 semanas. O casal espera a chegada da segunda garotinha. A atitude do famoso é bastante comum entre os pais e costuma chamar atenção porque, ao estabelecerem comunicação com o pequeno que está a caminho, ele costuma “responder” com chutes. Não por acaso, a situação acaba trazendo o questionamento: será que o bebê escuta os pais na barriga verdadeiramente?

Ao que tudo indica, sim. Por volta do nono mês de gestação, o aparelho auditivo do feto começa a se desenvolver. Assim, com 18 semanas, ele já está completamente formado e, consequentemente, desempenhando a sua função. No sexto mês de gravidez, ou seja, com 24 semanas, há o aprimoramento dessa parte do organismo infantil. Logo, o pequeno passa a ouvir com mais precisão dentro da barriga da mãe.

Leia mais: Surdez súbita: Saiba o que fazer caso sua audição suma repentinamente

Bebê escuta os pais na barriga: mas quais tons?

Entre os diferentes sons que chegam até o pequeno que está em desenvolvimento, os mais graves são os que ele escuta melhor. Afinal, é um barulho mais “forte” e que consegue atravessar as barreiras que existem entre o feto e o mundo externo, como o líquido amniótico e as camadas de gordura da barriga da mãe. Não por acaso, a voz paterna costuma ser identifica com facilidade pelo pequeno, como é o caso do Zé Felipe com a filha.

Ainda assim, caso a voz materna seja mais suave, o bebê também consegue reconhecê-la. Inclusive, ao nascer, ele costuma se acalmar ao ouvi-la exatamente pela lembrança em relação ao período na barriga.

Assim, o estímulo dos pais conversarem com o bebê que ainda está em formação pode ajudá-los a criar mais intimidade com a gravidez. Uma vez que, diferente da figura feminina que vive a experiência no próprio corpo, a paterna passa a conseguir concretizar a situação com o nascimento do pequeno.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros