Bebê escuta os pais na barriga, como mostra vídeo de Zé Felipe com filha?
Em um vídeo fofo publicado por Virginia Fonseca, influenciadora digital, o cantor Zé Felipe conversa com a filha ainda na barriga da esposa, que está de 33 semanas. O casal espera a chegada da segunda garotinha. A atitude do famoso é bastante comum entre os pais e costuma chamar atenção porque, ao estabelecerem comunicação com o pequeno que está a caminho, ele costuma “responder” com chutes. Não por acaso, a situação acaba trazendo o questionamento: será que o bebê escuta os pais na barriga verdadeiramente?
Ao que tudo indica, sim. Por volta do nono mês de gestação, o aparelho auditivo do feto começa a se desenvolver. Assim, com 18 semanas, ele já está completamente formado e, consequentemente, desempenhando a sua função. No sexto mês de gravidez, ou seja, com 24 semanas, há o aprimoramento dessa parte do organismo infantil. Logo, o pequeno passa a ouvir com mais precisão dentro da barriga da mãe.
Leia mais: Surdez súbita: Saiba o que fazer caso sua audição suma repentinamente
Bebê escuta os pais na barriga: mas quais tons?
Entre os diferentes sons que chegam até o pequeno que está em desenvolvimento, os mais graves são os que ele escuta melhor. Afinal, é um barulho mais “forte” e que consegue atravessar as barreiras que existem entre o feto e o mundo externo, como o líquido amniótico e as camadas de gordura da barriga da mãe. Não por acaso, a voz paterna costuma ser identifica com facilidade pelo pequeno, como é o caso do Zé Felipe com a filha.
Ainda assim, caso a voz materna seja mais suave, o bebê também consegue reconhecê-la. Inclusive, ao nascer, ele costuma se acalmar ao ouvi-la exatamente pela lembrança em relação ao período na barriga.
Assim, o estímulo dos pais conversarem com o bebê que ainda está em formação pode ajudá-los a criar mais intimidade com a gravidez. Uma vez que, diferente da figura feminina que vive a experiência no próprio corpo, a paterna passa a conseguir concretizar a situação com o nascimento do pequeno.