Barriga indesejada pode ser resultado de má postura

Bem-estar Movimento
08 de Fevereiro, 2023
Barriga indesejada pode ser resultado de má postura

Vamos ser sinceros, todos nós sonhamos em perder barriga e ter os gominhos perfeitos e tonificados. Mas você sabia que a gordura não é a única razão para você ter aquela barriga indesejada?

Apesar de ser menos comum, de acordo com o fisioterapeuta Thiago Fukuda, a má postura pode ser uma das causas. Para o especialista, se você tem uma postura inadequada, pode ser difícil corrigi-lá ao longo do tempo.

Para quem trabalha, são cerca de oito horas na cadeira do escritório em frente ao computador e mais algumas boas horas com a cabeça baixa de olho no celular. Dessa forma, ao final do dia surge o cansaço que, consequentemente, gera a má postura.

Além do aumento da barriga, a postura inadequada também pode trazer outros problemas, como a dor nas costas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema afeta 85% da população mundial.

Leia também: Como perder gordura da barriga sem fazer abdominal?

Como corrigir a má postura para evitar a barriga indesejada

Primeiro, é importante frisar que para perder barriga você deve adotar bons hábitos. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, beber bastante água e, é claro, manter os exames médicos em dia. 

Mas caso você já tenha uma rotina saudável e ainda tenha protuberância abdominal, está na hora de corrigir a postura.

“Para sumir com a barriguinha criada pela má postura, jogue o ombro para trás e para baixo”, explica o especialista. Ele ainda lembra que quem está acostumado a ficar numa posição “errada” pode sentir incômodos no início. Mas, para ter resultado, é preciso ter constância.

Leia também: Postura do dia a dia: Veja quais são as posições ideais em cada situação

“Se você conseguir cinco minutos em um dia e for progredindo e ficando cada vez mais tempo, a musculatura vai ganhando resistência, controle, força e ela consegue te segurar e proteger por mais tempo”, contou. 

Por fim, o Thiago afirmou que o acompanhamento de um fisioterapeuta é bastante importante nesse processo, pois exercícios vão ajudar ainda mais a conseguir a postura adequada e dar adeus à barriguinha.

Fonte: Thiago Fukuda, fisioterapeuta.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela