Como perder gordura da barriga sem fazer abdominal?

12 de julho, 2022

Vamos ser sinceros, todos nós sonhamos em perder gordura da barriga e ter os gominhos perfeitos e tonificados. Mas, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa perder horas do seu dia realizando exercícios abdominais.

Por mais que você sinta a necessidade de realizar vários abdominais para que eles fiquem mais aparentes, não são os treinamentos de abdominal que vão te deixar sarado.

De acordo com o personal trainer Matheus Vianna, criador do método “treinando sem dor”, você pode estar treinando os músculos que estão debaixo da gordura, mas não reduzindo ela em si. Isso porque, a gordura da barriga e de qualquer região do corpo diminui apenas quando você reduz a sua ingestão calórica e gasta mais calorias do que consome. Ou seja, não existe um mecanismo automático de queima de gordura quando você começa a treinar seus músculos.

A ciência explica

Um estudo feito em 2011 analisou 24 sujeitos foram divididos em 2 grupos, CON e ABD. Os 2 grupos seguiram a mesma dieta, mas apenas o grupo ABD foi submetido a um protocolo de exercícios abdominais 5x/ semana. Após 6 semanas, o grupo que realizou abdominal melhorou significativamente a resistência muscular da região, mas não apresentou diferença quanto a gordura da região abdominal.

Além disso, recentemente, uma metanálise propôs um modelo para testar essa hipótese e concluíram que não existe redução de gordura localizada através de exercícios.

Dicas para perder gordura da barriga

Musculação

O treinamento com pesos, ou treinamento resistido, é fundamental quando se trata de alterar a gordura corporal. Como o treinamento de resistência constrói músculos, isso aumenta sua taxa metabólica, permitindo que você queime mais calorias durante todo o dia.

Portanto, quanto mais massa muscular você tem, mais gordura você pode perder porque os músculos estão trabalhando mesmo quando você está em repouso. 

Leia também: Exercícios para perder barriga: Melhores opções

Melhorar a postura

Uma boa postura não é apenas fisicamente atraente, mas também o ajudará a obter uma barriga lisa. Pois, muitas vezes, curvar-se e curvar-se acentua suas curvaturas fisiológicas da coluna e visualmente notará uma pequena barriga, ainda mais se a alimentação não estiver a das melhores.

Reduzir o estresse


Quando você está preocupado ou ansioso, seu corpo produz hormônios do estresse.  Assim, eles afetam diretamente o seu sistema digestivo e, por sua vez, podem levar ao inchaço e constipação.

Dessa forma, um corpo e mente estressados ​​também induzem a produção de cortisol em excesso que faz com o que o corpo produza adrenalina e insulina. Como consequência, isso é transformado em glicogênio, portanto essa cascata pode levar ao acúmulo de gordura abdominal.

Ou seja, o abdômen deve ser treinado com volume e intensidade adequados, como qualquer outro músculo, a queima de gordura faz parte de um processo metabólico geral, mas isso não será mais rápido fazendo milhões de abdominais.

Melhores exercícios para perder gordura da barriga

EXERCÍCIOSÉRIEREPETIÇÃO/TEMPO
Ponte Frontal3De 30” a 60”
Hollow Rock3De 30” a 60”
Ponte Lateral3De 30” a 60”
Escalador310-20 repetições
Burpee310-15 repetições
Rotação de Tronco Semi Ajoelhado310-12 repetições
Kettlebell Swing3De 30” a 60” ou de 10 a 20 repetições
Farm Walk (Fazendeiro)310-12 repetições
  • Ponte Frontal: Apoie os antebraços no chão e retire o quadril e joelhos do chão;
  • Hollow Rock: Deite-se de barriga para cima e, em seguida, tire os ombros e pés do chão;
  • Ponte Lateral: Deite-se de lado apoiando os antebraços e retirar os quadris e joelhos do chão;
  • Escalador: Apoie as mãos no chão e, logo depois, levante os joelhos na direção do peitoral.
  • Burpee: Faça uma flexão de braço e salte em seguida.
  • Rotação de tronco Semi-Ajoelhado: Posicione-se semi-ajoelhado com um halter e rotacione o tronco de baixo para cima.
  • Kettlebell Swing: Realize um balanço com o quadril. Isto é, levante o quadril para cima e para baixo.
  • Farm Walk: Caminhar, sustentando dois pesos (Halteres) nas mãos

De acordo com o personal, todos os exercícios da planilha trabalham a força da região do CORE em diversas direções e aumentam o gasto calórico.

Fonte

Matheus Vianna, personal trainer criador do método “treinando sem dor” (@semtreinonaoda) http://www.instagram.com/semtreinonaoda.

Referências

Vispute, Sachin S; Smith, John D; LeCheminant, James D; Hurley, Kimberly S. The Effect of Abdominal Exercise on Abdominal Fat. Journal of Strength and Conditioning Research: September 2011.

Rodrigo Ramirez-Campillo, David Andrade, Filipe Manuel Clemente, José Afonso, Alejandro Pérez-Castilla, Paulo Gentil. A proposed model to test the hypothesis of exercise-induced localized fat reduction (spot reduction), including a systematic review with meta-analysis. January 2022.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.