Como perder gordura da barriga sem fazer abdominal?

Bem-estar Movimento
12 de Julho, 2022
Como perder gordura da barriga sem fazer abdominal?

Vamos ser sinceros, todos nós sonhamos em perder gordura da barriga e ter os gominhos perfeitos e tonificados. Mas, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa perder horas do seu dia realizando exercícios abdominais.

Por mais que você sinta a necessidade de realizar vários abdominais para que eles fiquem mais aparentes, não são os treinamentos de abdominal que vão te deixar sarado.

De acordo com o personal trainer Matheus Vianna, criador do método “treinando sem dor”, você pode estar treinando os músculos que estão debaixo da gordura, mas não reduzindo ela em si. Isso porque, a gordura da barriga e de qualquer região do corpo diminui apenas quando você reduz a sua ingestão calórica e gasta mais calorias do que consome. Ou seja, não existe um mecanismo automático de queima de gordura quando você começa a treinar seus músculos.

A ciência explica

Um estudo feito em 2011 analisou 24 sujeitos foram divididos em 2 grupos, CON e ABD. Os 2 grupos seguiram a mesma dieta, mas apenas o grupo ABD foi submetido a um protocolo de exercícios abdominais 5x/ semana. Após 6 semanas, o grupo que realizou abdominal melhorou significativamente a resistência muscular da região, mas não apresentou diferença quanto a gordura da região abdominal.

Além disso, recentemente, uma metanálise propôs um modelo para testar essa hipótese e concluíram que não existe redução de gordura localizada através de exercícios.

Dicas para perder gordura da barriga

Musculação

O treinamento com pesos, ou treinamento resistido, é fundamental quando se trata de alterar a gordura corporal. Como o treinamento de resistência constrói músculos, isso aumenta sua taxa metabólica, permitindo que você queime mais calorias durante todo o dia.

Portanto, quanto mais massa muscular você tem, mais gordura você pode perder porque os músculos estão trabalhando mesmo quando você está em repouso. 

Leia também: Exercícios para perder barriga: Melhores opções

Melhorar a postura

Ter uma boa postura o ajudará a ter uma barriga chapada. Pois, muitas vezes, curvar-se acentua suas curvaturas fisiológicas da coluna e a barriga torna-se visualmente “maior”, ainda mais se a sua alimentação não for saudável.

Reduzir o estresse


Quando você está preocupado ou ansioso, seu corpo produz hormônios do estresse.  Assim, eles afetam diretamente o seu sistema digestivo e, por sua vez, podem levar ao inchaço e constipação.

Dessa forma, um corpo e mente estressados ​​também induzem a produção de cortisol em excesso que faz com o que o corpo produza adrenalina e insulina. Como consequência, isso é transformado em glicogênio, portanto essa cascata pode levar ao acúmulo de gordura abdominal.

Ou seja, o abdômen deve ser treinado com volume e intensidade adequados, como qualquer outro músculo, a queima de gordura faz parte de um processo metabólico geral, mas isso não será mais rápido fazendo milhões de abdominais.

Melhores exercícios para perder gordura da barriga

EXERCÍCIO SÉRIE REPETIÇÃO/TEMPO
Ponte Frontal 3 De 30” a 60”
Hollow Rock 3 De 30” a 60”
Ponte Lateral 3 De 30” a 60”
Escalador 3 10-20 repetições
Burpee 3 10-15 repetições
Rotação de Tronco Semi Ajoelhado 3 10-12 repetições
Kettlebell Swing 3 De 30” a 60” ou de 10 a 20 repetições
Farm Walk (Fazendeiro) 3 10-12 repetições
  • Ponte Frontal: Apoie os antebraços no chão e retire o quadril e joelhos do chão;
  • Hollow Rock: Deite-se de barriga para cima e, em seguida, tire os ombros e pés do chão;
  • Ponte Lateral: Deite-se de lado apoiando os antebraços e retirar os quadris e joelhos do chão;
  • Escalador: Apoie as mãos no chão e, logo depois, levante os joelhos na direção do peitoral.
  • Burpee: Faça uma flexão de braço e salte em seguida.
  • Rotação de tronco Semi-Ajoelhado: Posicione-se semi-ajoelhado com um halter e rotacione o tronco de baixo para cima.
  • Kettlebell Swing: Realize um balanço com o quadril. Isto é, levante o quadril para cima e para baixo.
  • Farm Walk: Caminhar, sustentando dois pesos (Halteres) nas mãos

De acordo com o personal, todos os exercícios da planilha trabalham a força da região do CORE em diversas direções e aumentam o gasto calórico.

Fonte

Matheus Vianna, personal trainer criador do método “treinando sem dor” (@semtreinonaoda) http://www.instagram.com/semtreinonaoda.

Referências

Vispute, Sachin S; Smith, John D; LeCheminant, James D; Hurley, Kimberly S. The Effect of Abdominal Exercise on Abdominal Fat. Journal of Strength and Conditioning Research: September 2011.

Rodrigo Ramirez-Campillo, David Andrade, Filipe Manuel Clemente, José Afonso, Alejandro Pérez-Castilla, Paulo Gentil. A proposed model to test the hypothesis of exercise-induced localized fat reduction (spot reduction), including a systematic review with meta-analysis. January 2022.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais