Barba e protetor solar combinam? Especialista explica
No geral, homens não são adeptos da proteção solar diária – um erro muito comum e que pode aumentar o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce. E aqueles que costumam deixar a barba crescer então, geralmente passam longe desse hábito. Mas e quando a barba já é grande, os homens devem ou não usar protetor solar em cima dos pelos? Continue lendo e entenda se barba e protetor solar combinam.
Leia também: Filtro solar no home office: Motivos para usar
Barba e protetor: afinal, é um cuidado necessário?
Longe de ser um preciosismo, o protetor solar na barba realmente pode ajudar a proteger a pele do rosto contra a exposição do sol. Não é de hoje que os benefícios do protetor solar são amplamente conhecidos e a sua relevância no cuidado com a pele é altamente destacada por dermatologistas. Mesmo com todos os benefícios da proteção como a prevenção do envelhecimento precoce, queimaduras solares e redução dos riscos de câncer de pele, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre quais áreas realmente precisam de protetor solar, como é o caso da barba.
De acordo com a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista, o uso do protetor em homens de barba pode variar:
“Depende do tamanho dos pelos. Se os pelos forem longos e cobrirem toda a pele, a proteção pode ser feita com leave-ins no pelo. Se a barba for curta e rala, é importante proteger a pele, sim”, explica. “De qualquer maneira, a área sem pelo precisa ser protegida diariamente”.
Apesar do uso comum por parte das mulheres, muitos homens não conhecem os leave-ins – mas deveriam usá-los. A médica explica que os leave-ins servem como protetores térmicos e solares, além de ajudarem a alinhar os fios. Algumas fórmulas multifuncionais também conferem proteção solar.
Rotina de cuidados com a barba
A Dra. Jaqueline explica que o cuidado com a barba começa na higiene adequada e dá algumas dicas de como mantê-la sempre limpa:
- Manter a barba limpa: o hábito ajuda no controle da oleosidade da pele, além de remover as impurezas acumuladas ao longo do dia, como suor, poeira, poluição, restos de alimentos e cosméticos;
- Evitar fungos: após a lavagem, é importante secar a região, evitando assim a proliferação de fungos;
- Hidratação: além da higiene, o pelo da barba necessita de hidratação, assim como os cabelos. Hoje em dia existem produtos específicos para esse fim, mas os produtos de cabelo também podem ser utilizados. A hidratação pode ser feita no banho, com os pelos limpos.
Além disso, a médica também recomenda o uso de óleos e cremes para promover a hidratação da barba: “os primeiros ajudam na reposição de lipídios, gordura boa que está presente entre as cutículas, enquanto os cremes para a barba podem ter função de hidratação para os fios ou de proteção da pele local na hora do barbear, havendo assim menos atrito da lâmina com a pele”, diz a médica.
A correta hidratação e proteção evita que os pelos fiquem quebradiços. “Os pelos podem quebrar com o atrito excessivo na região, falta de hidratação e de cuidados (como não aparar regularmente), exposição solar intensa, exposição contínua ao cloro ou água do mar. Quando a barba fica quebradiça, o melhor a fazer é aparar. Já nos casos de caspa na barba, é importante passar por uma avaliação dermatológica, já que a descamação na barba pode ser dermatite seborreica, mas também outras condições que exigem tratamento adequado”, finaliza a Dra. Jaqueline.
Proteção da pele com filtro solar
Por fim, agora que você já sabe como cuidar da barba, aproveite o momento de autocuidado e estenda a proteção do filtro solar ao restante do corpo. De acordo com o Dr. Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), os adultos devem utilizar sete colheres de chá de protetor solar para o corpo e uma colher para o rosto. Essa é a quantidade recomendada para uma ação eficiente contra os raios ultravioletas.
Dessa forma, passar menos do que essa quantidade de protetor solar diminui a eficácia informada no rótulo do produto. O tempo de ação do protetor precisa ser levado em conta na hora de aplicá-lo. “É preciso passar 30 minutos antes de vestir a roupa, colocar o biquíni ou ir para o trabalho. Assim, para aumentar a eficácia, deve-se passar o filtro solar sem roupa”, destaca o dermatologista.
Fonte: Dra Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Dr. Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)