Banho sonoro: Conheça a meditação da vez
Existem diversos tipos de meditação, uma delas é o banho sonoro. Os banhos sonoros têm como objetivo deixá-lo longe dos fatores estressantes da vida cotidiana. Em geral, é uma aula de meditação que visa guiá-lo a um profundo estado meditativo enquanto você está envolvido por ondas sonoras.
As ondas são produzidas por várias fontes, incluindo instrumentos de cura, como gongos, taças, percussão, sinos, chocalhos, diapasões e até mesmo a própria voz humana. Assim, esses sons auxiliam na redução do sistema nervoso e também podem diminuir a freqüência cardíaca e respiratória, criando condições terapêuticas para a mente e o corpo. Se você tem dificuldade em se concentrar com a meditação tradicional ou yoga, os banhos sonoros podem ser uma ótima opção.
Como funciona
Durante o banho sonoro, você deve se deitar de costas e se concentrar apenas no som. A participação total do participante é necessária, portanto, permaneça presente e ouça com cuidado e prudência, os sons produzidos pelos instrumentos tocados.
Leia também: Meditar no banho: Aprenda a técnica para relaxar
A duração do banho de som depende do seu instrutor e pode ser feita em grupo. Uma experiência guiada como essa geralmente dura entre 15 e 60 minutos.
Dito isso, você pode experimentar diferentes banhos de som para ver o que funciona para você. O ideal é que após a prática você tenha sensações positivas de bem-estar, amor e cura.
Benefícios
Idealmente, o banho sonoro deve criar um estado de harmonia no participante, usando o som para afastar energias negativas. Os principais benefícios são: relaxamento, uma maior sensação de bem-estar e maior consciência.
Além disso, alguns praticantes relataram que os banhos sonoros podem potencialmente promover a cura física. Alguns estudos apontam os efeitos terapêuticos da música e do banho de som.
Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena