Meditar no banho: Aprenda a técnica para relaxar

25 de maio, 2020

Em tempos de quarentena, a combinação de distanciamento social com incertezas do futuro pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade. No entanto, pode ser difícil encontrar tempo e um lugar tranquilo para relaxar ou meditar. Mas há um momento privado e reconfortante do seu dia que pode ser o momento perfeito para experimentar a meditação: o banho. Meditar é uma ótima maneira de relaxar e se concentrar em si mesmo. Envolve técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional. Dito isso, saiba como meditar no banho pode ser enriquecedor.

Você está sozinho

O banho é o local ideal para iniciar uma prática de meditação por diversas razões. Isso porque é um momento em que você está sozinho e longe das distrações. Por exemplo, se você tem filhos pequenos que sempre estão ao seu lado, é o momento perfeito para espairecer. 

Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Meditar no banho envolve todos os sentidos

Ao ficar embaixo do chuveiro, uma grande parte da meditação é a conscientização intencional de todos os sentidos. Dessa maneira, os uso dos cinco sentidos ajuda a levá-lo ao momento presente.

Se você tiver tempo para tomar banho, terá tempo para meditar

Normalmente as pessoas dizem não ter tempo o suficiente para praticar meditação. Contudo, uma meditação no banho pode se encaixar  a sua agenda. Seja seu banho de três ou 15 minutos, use esse tempo concentrando sua atenção no momento presente. 

Não existe um “caminho certo” para meditar no banho

A meditação no chuveiro pode parecer estranha para algumas pessoas. Entretanto, o mais importante é desenvolver uma prática que pareça certa para você. Assim, mesmo que você não siga uma meditação formal e guiada, você ainda pode praticar pequenos hábitos conscientes enquanto toma banho.

Tente simplesmente manter o foco principal na respiração. Ou sempre que ir ao chuveiro, opte por se concentrar em um dos cinco sentidos: a sensação do sabonete na pele, as notas sutis de fragrância em seu xampu e o som da água do chuveiro.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.