Como utilizar o banheiro químico no carnaval? Confira dicas
Você está curtindo o carnaval de rua com seus amigos e, no meio da folia, surge a necessidade de ir ao banheiro. E agora? É o momento de utilizar um banheiro químico, já que segurar pode trazer problemas de saúde. Por exemplo: contrair uma infecção urinária. No entanto, geralmente esses banheiros públicos remetem a lugares sujos, sem estrutura, de mal cheiro e uso coletivo. Então, a pergunta que fica é: dá para usar o banheiro químico com segurança no carnaval? A resposta é sim! Porém, é necessário ter cuidados. A seguir, confira algumas dicas!
Veja também: Por quanto tempo podemos segurar o xixi no Carnaval?
Banheiro químico no carnaval
Se você já está pronto para curtir os dias de Carnaval, deve saber que, pela lei, fazer xixi na rua é crime. Em algumas cidades, inclusive, pode gerar multa. Por isso, o uso do banheiro químico – tanto nos bloquinhos de rua como no sambódromo –, acaba sendo indispensável para continuar aproveitando a folia. Mas a prática envolve riscos, já que esses banheiros não possuem um controle de higiene e são usados por diversas pessoas.
Segundo a revista Science Alert, a transmissão de bactérias pode desencadear doenças intestinais que podem provocar vômitos, febre, dores e cólicas. Imprevistos que podem acabar com a festa antes da hora. Assim, a infecção pode ser contraída essencialmente via contaminação fecal das mãos, bactérias de alimentos e superfícies que são levadas até as mucosas de olhos, nariz ou boca.
Além disso, vale reforçar que o Brasil e o mundo ainda vivem em um momento de atenção com relação à covid-19. Portanto, lugares públicos como o banheiro químico oferecem riscos de contaminação. Confira alguns cuidados essenciais para curtir o carnaval sem deixar a saúde de lado:
Dicas para usar o banheiro químico
1. Lavar bem as mãos
A transmissão de bactérias é feita principalmente através das mãos. Por isso, evite encostar em itens do banheiro que não sejam extremamente necessários. Assim, lembre-se de lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos para garantir uma higienização completa.
2. Usar álcool em gel
Esse item é indispensável, já que fornece uma higienização rápida. Portanto, o folião deve carregar o álcool em gel nível 70%, que pode evitar contaminações por covid-19 e outras bactérias. Lembre-se de passar o álcool nas mãos principalmente antes de comer e após usar o banheiro, mesmo lavando as mãos, já que possivelmente você pegará na maçaneta da porta do banheiro químico.
3. Cuidados com o celular no banheiro químico
Ao carregar o celular em todos os lugares, as chances de que você contamine o aparelho com vírus e bactérias é grande e pode ser prejudicial à saúde. Portanto, ao utilizar o banheiro químico, se possível, peça para que outra pessoa fique com o aparelho ou evite encostar nele ao realizar a higiene pessoal. Porém, se não for possível deixar o aparelho com alguém, utilize álcool em gel para higienizá-lo.
4. Lenços antissépticos
Se você não quer fazer um malabarismo na hora de usar o banheiro, pode optar por levar lenços umedecidos para higienizar a superfície do vaso antes de utilizá-lo, evitando o contato com gotículas de xixi do usuário anterior. Mulheres também podem fazer o uso do cone descartável para fazer xixi em pé, o que reduz o desconforto e os riscos de contaminação.
5. Objetos pessoais ou alimentos
Ao levar objetos pessoais como mochilas, bolsas, pochetes e até bonés ao banheiro, os riscos de contaminação desses itens é alto e pode resultar em infecção indesejada. Por isso, sempre que possível deixe seus objetos pessoais com alguém de confiança fora do banheiro químico. Porém, se estiver sozinho, segure bem os itens para evitar que eles encostem no chão ou vaso sanitário. Por fim, alimentos e bebidas no banheiro proporcionam um nível de contaminação ainda maior. Por isso, sempre evite.
Referência: Revista Science Alert.