Banheiro organizado: 6 itens que você não deve guardar no banheiro
Manter a casa arrumada traz benefícios que vão muito além da estética. Afinal, isso proporciona uma rotina mais tranquila e prática, otimiza o tempo e ajuda a garantir saúde física e mental. Mas será que você armazena tudo no lugar certo? Você sabia, por exemplo, que para manter o seu banheiro organizado, diversos itens não devem ser guardados nesse ambiente?
Isso porque o local sofre bastante com a variação de temperatura e umidade por conta do uso do chuveiro e das torneiras. Dessa forma, torna-se suscetível à proliferação de bactérias e fungos. Além disso, prejudica ainda a validade, eficácia e até segurança de alguns produtos.
Leia mais: Como uma casa bagunçada atrapalha a qualidade do sono
6 itens que você não deve ter no banheiro organizado
Para te ajudar a manter o banheiro organizado, a personal organizer Luana Sousa, especialista em organização residencial e formada pela instituição OZ! Organize, preparou uma lista especial com os itens que devem ficar longe desse cômodo. Confira!
Medicamentos
“A umidade e a variação de temperatura no banheiro podem estragar os medicamentos, especialmente pílulas e comprimidos. Procure guardá-los em um local seco (como o quarto ou o roupeiro) e longe do alcance das crianças”, justifica Luana.
Além disso, aproveite para checar a data de validade de cada produto e fazer o descarte consciente daqueles que estiverem vencidos.
Maquiagem
Outro problema causado pela umidade do banheiro diz respeito à qualidade dos produtos de maquiagem como base, sombra, blush e pó. “Também não é recomendado guardar ali os pincéis, pois há chance de surgimento de fungo.”
Para organizar esses itens, a dica é usar cestas e embalagens de acrílico que devem ser guardadas no armário do quarto ou do closet.
Perfumes
Mais uma vez, o ambiente quente e úmido do banheiro se torna um vilão que pode alterar a fragrância dos perfumes. “É recomendável guardá-los em suas caixas originais e em local seco e longe da luz”, afirma a especialista.
Joias e bijuterias
No caso de joias e bijuterias, o inconveniente do banheiro é o fato de que a umidade acelera a oxidação de peças de metal, gerando manchas e ferrugens. Por isso, o melhor é manter esses acessórios em locais frescos e secos, como armários e penteadeiras.
Esmaltes
“A umidade e o calor podem deixar o esmalte com aspecto esfarelado ou muito espesso. Em média, a duração dos esmaltes é de dois anos”, informa Luana. Então, para aproveitar melhor os produtos, o indicado é deixá-los em local fresco e suas embalagens bem fechadas e em pé.
Toalhas
Evite guardar o estoque de toalhas no banheiro, principalmente, se o espaço for pequeno e mal ventilado. O ambiente úmido pode deixá-las mofadas e emboloradas, dependendo da situação. “Guarde-as em um armário ou roupeiro.”
Leia mais: Como montar um home office calmo e relaxante
Dicas extras para ter o banheiro organizado
Para evitar que a bagunça tome conta do banheiro, você precisa investir um tempo na organização do espaço. Assim, você pode deixá-lo mais prático e seguro. Veja as sugestões de Luana:
- Faça uma triagem: Separe os produtos que serão organizados e aqueles que serão descartados por estarem vencidos.
- Categorize os produtos: Crie categorias ou famílias de produtos conforme o uso: produtos para rosto, corpo, cabelo, higiene bucal, etc. Contabilize a quantidade de produtos de cada categoria para comprar o tamanho adequado do organizador.
- Escolha o organizador correto: “Um organizador mal dimensionado traz mais problema do que solução.” Para identificar o melhor tipo e tamanho da peça é importante verificar, antes da compra, as medidas (largura, altura e profundidade) de armários, prateleiras e gavetas onde vão ficar armazenados.
- Bancada organizada: Aproveite a bancada do banheiro e coloque ali uma bandeja para acomodar itens de uso diário (sabonete, escova e pasta de dente em suportes específicos).
- Consumo consciente e eficiente: “Ao comprar os produtos que serão guardados no banheiro, tenha em mente a real necessidade de uso (nada de excesso) e a compatibilidade de tamanho com armários, prateleiras e gavetas que irão acomodá-los”, conclui Luana.
Banheiro organizado: cuidados na hora de guardar
No armário do banheiro, priorize colocar à frente os itens mais utilizados e o estoque na parte de trás. “Nas gavetas, dê preferência para organizar objetos pequenos e produtos que são usados com maior frequência. É importante criar divisórias para facilitar a setorização e a categorização dos itens.”
Nesse caso, os cestos podem ajudar, pois delimitam o espaço e funcionam como gavetas. “Os cestos plásticos são os mais indicados porque são laváveis e duráveis. Os transparentes dão uma rápida visualização dos produtos facilitando na hora de pegar o item”, recomenda.
Para otimizar ainda mais o espaço interno do armário do banheiro você pode usar cestos de acrílico empilháveis. Por fim, utilize etiquetas de identificação, que otimizam a busca pelo produto e a manutenção da organização.
Fonte: Luana Sousa, especialista em organização residencial e formada pela instituição OZ! Organize.