Badminton: Cinco motivos para praticar a modalidade

Bem-estar Movimento
10 de Março, 2022
Badminton: Cinco motivos para praticar a modalidade

Cada dia mais, as pessoas buscam nos esportes uma maneira de treinar e se divertir. Dessa maneira, as atividades coletivas e dinâmicas tem crescido exponencialmente. Assim, dentre as modalidades, o badminton tem sido bastante procurado na região.

Provavelmente você já ouviu falar sobre este esporte durante as Olimpíadas. Similar ao Beach Tennis, outra febre atual no país, o Badminton tem suas particularidades. “É realizado em quadras fechadas com piso duro, com o uso de peteca em vez de bolinhas e raquetes um pouco maiores”, explica o professor Danilo Azevedo, da Bodytech Goiânia.

Saiba mais sobre a modalidade

Originário da Índia no século passado, o badminton se popularizou por toda a Ásia e a Europa. Mas no Brasil é considerado um esporte novo comparado com o tempo de outras modalidades. Atualmente, tem seus principais polos de jogadores concentrados em Minas Gerais e no interior de São Paulo.

Quanto ao regulamento, pode ser realizado em duplas ou um contra um. “A largura da quadra diminui quando o jogo é individual, já a profundidade é a mesma e a altura da rede sempre mede 1,55m”, explica Danilo, que acrescenta: “é um jogo veloz, um bate e rebate com jogadas diretas, sem troca de passes entre os jogadores da dupla. São dois sets de 21 pontos cada e ganha a dupla que conseguir chegar na pontuação máxima primeiro”.

Leia também: Tênis: Motivos para começar a praticar o esporte

Corpo e mente em harmonia

Em relação ao condicionamento físico e os benefícios para a saúde, o professor afirma que são diversos, contemplando todas as áreas do corpo. “Tiros de correr e parar, saltos, agachamentos, são exemplos de exercícios estimulados durante a prática, realizando trabalho de braços, pernas, glúteos, além de um grande gasto calórico durante e após o jogo, pois é uma atividade anaeróbia e, ainda, fortalece o sistema cardiovascular”, finaliza.

Segundo Azevedo, os adeptos gostam da modalidade pelo ganho significativo de resultados que conseguem obter através da diversão, sem a necessidade de realizar a ergometria tradicional e, assim, trabalham também a saúde mental, aliviando o estresse e estimulando o foco e a concentração.

Leia também: Padel: Conheça o esporte e seus benefícios para o corpo

Cinco motivos para praticar badminton

Quando praticado frequentemente, o esporte pode trazer vários benefícios para o nosso corpo e mente. Portanto veja abaixo:

  1. Promove grande gasto calórico;
  2. Fortalece o sistema cardiovascular;
  3. Tonifica músculos das pernas, glúteos e braços;
  4. Alivia o estresse;
  5. Estimula concentração e foco.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher madura comendo uma maçã ao ar livre. Ela está de óculos de sol e tem uma toalha apoiada nos ombros
Alimentação Bem-estar

Dieta ideal para menopausa: o que (e quanto) consumir?

Artigo publicado na revista Nature mostra quais itens consumir (e quais evitar) em uma dieta para aliviar os incômodos da menopausa

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada

Tipos de laranja
Alimentação Bem-estar

Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Além de possuir vitamina C, a frutinha é rica em fibras que trazem benefícios para a saúde intestinal