Aveia coloidal: o que é e quais são os benefícios para a pele
Você já ouviu falar sobre a aveia coloidal? Este ingrediente é de origem natural e já conquistou a indústria cosmética. Isso porque ele possui ação hidratante e substâncias importantes para o cuidado da pele, como por exemplo, ácido pantoténico, ácido salicílico, aminoácidos e vitaminas B.
O que é aveia coloidal?
Basicamente, a aveia coloidal consiste em um pó fino, originado dos grãos de aveia, e retém a água na pele formando um filme. Atualmente, é encontrado na formulação de uma ampla gama de itens de cuidado pessoal, como hidratantes, pomadas, gel de barbear, entre outros. Além disso, pode ser utilizado como máscara caseira, uma opção prática para quem busca manter a aparência sempre em dia.
Leia também: Rotina de skincare para treinar: o que fazer antes, durante e depois
Benefícios da aveia coloidal
O uso frequente da aveia coloidal pode trazer vários benefícios. Assim, o produto estimula a síntese de colágeno e cuida de peles sensíveis. Também reduz as rugas e linhas de expressão, a vermelhidão, irritação e auxilia no tratamento da acne. Além do alto poder de hidratação, possui ação calmante, antioxidante e anti-inflamatória.
Por último, devido às suas propriedades emolientes, ajuda a reparar a barreira cutânea e favorece o alívio de doenças ou complicações dermatológicas, como eritema, eczema, erupções, coceira, queimaduras e assaduras.
Como aplicar?
A boa notícia é que a aveia coloidal é indicada para todo tipo de pele, inclusive, bebês. Não há registros sobre efeitos colaterais relevantes, mas é imprescindível utilizá-la de acordo com as indicações que constam na embalagem do produto e suspender o uso em caso de irritação. Para isso, é indicado buscar avaliação com um médico dermatologista para ele te auxiliar de acordo com a sua necessidade.
Dessa maneira, para utilizá-la basta aplicar nas áreas afetadas da pele. Se você tiver ressecamento nas mãos, o recomendado é usar após a higienização.