Quando aumentar o peso na academia?
Quem nunca pisou em uma academia e decidiu começar a cuidar mais da saúde, pode ter muitas dúvidas sobre a musculação. Uma delas é sobre quando aumentar o peso: em uma semana, um mês, ou um semestre?
De acordo com a profissional de educação física Bianca Pichirilli, o aumento da carga irá depender totalmente da metodologia do treino. “Existe metodologia que você deve procurar aumentar a carga em todos os treinos”, explica.
Cuidados
Muitos aumentam o peso mas esquecem de focar na execução e amplitude do movimento. Assim, apesar de a progressão de carga ser fundamental na construção de músculos, Bianca ressalta que devemos tomar alguns cuidados. “Se eu tiver um aluno com lesão ou limitações, eu não vou dar ênfase para carga e sim para repetições e execução do movimento. Se eu trabalhar com atletas de modalidade específica, ou utilizar metodologia de treino regenerativo, ou de força, enfim”, afirma.
Para a profissional de educação física, não existe uma resposta exata para isso. “Todo treino é composto de estratégia e o que vai ditá-la é o objetivo do meu aluno, as limitações e pontos fracos e fortes dele, a quantidade de dias e tempos disponível para treinar, etc”.
Como aumentar o peso na academia?
Agora que você já entendeu que a evolução da carga depende de vários fatores, deve estar se perguntando como aumentar o peso.
Antes de mais nada, é importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física para entender quais são os exercícios ideais e evitar lesões – não só no início.
“Para grande maioria da população sempre é hora de subir carga e procurar a fadiga muscular, ou seja, realizar o exercício até não aguentar mais”, finaliza Bianca.
Veja também: Qual o melhor estilo de prática de yoga para emagrecer?
Mais peso ou mais repetições?
Quem está começando um novo treino ou exercícios, por exemplo, pode iniciar com cargas mais leves para entender a prática e a amplitude de movimento antes de aumentar o peso.
Já para quem pretende atingir a hipertrofia, as duas técnicas de baixo peso/alta repetição e alto peso/baixa repetição alternadas podem ser válidas.
Inclusive, alguns estudos defendem que quem costuma fazer musculação com pesos relativamente leves pode conseguir tanta força muscular quanto aqueles que pegam pesado na malhação. De acordo com a Universidade McMaster, no Canadá, a fórmula é pegar pesos 80% ou 90% mais leves do que você está acostumado e fazer, no mínimo, 10 repetições ou até chegar à fadiga muscular.
Assim, tanto para quem quer reduzir a gordura corporal e definir os músculos quanto para quem deseja aumentar o fôlego, os especialistas recomendam trabalhar com cargas moderadas. Além disso, é importante que o treino de força seja combinado com exercícios aeróbicos, como corrida, dança ou bicicleta.
Fonte: Bianca Pichirilli, profissional de educação física.