Atividade física melhora funções cognitiva e motora de crianças

Bem-estar Movimento
01 de Junho, 2021
Atividade física melhora funções cognitiva e motora de crianças

Os benefícios dos exercícios físicos são diversos. A prática deles reduz o risco de doenças cardiovasculares, controla a pressão arterial, fortalece músculos e ossos, faz bem à saúde mental, entre outros. E agora, de acordo com um novo estudo, a atividade física também é fundamental para as crianças, pois ajuda a melhorar funções cognitiva e motora.

Praticar exercícios na infância tem efeito positivo no desenvolvimento dos circuitos cerebrais: eles tornam-se mais organizados, eficientes, flexíveis e robustos.

Como funcionou o estudo sobre os benefícios da atividade física em crianças

A pesquisa foi feita no Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos. Os especialistas chegaram a esta conclusão depois de analisar os dados de neuroimagem de 5.955 participantes de 9 e 10 anos. Por fim, os dados coletados foram comparados com outra pesquisa com informações sobre atividade física e índice de massa corporal (IMC).

Os pesquisadores encontraram ganhos nos circuitos cerebrais que desempenham um papel essencial nas funções cognitiva e motora, de atenção, de processamento sensorial, de memória e de tomada de decisões nas crianças ativas. Além de efeitos na perda de massa corporal.

De acordo com Caterina Stamoulis, principal autora do estudo, não importava o tipo de atividade física. O fundamental para obter tal resultado era a criança movimentar-se diversas vezes por semana, por pelo menos 60 minutos.

Para avaliar a organização funcional do cérebro, os dados da ressonância magnética foram capturados quando as crianças não estavam realizando tarefas cognitivas. Ou seja, em repouso.

Leia também: Com quantos anos pode começar a fazer academia?

Resultados

O cruzamento dos dados mostrou que a atividade física estava associada a propriedades positivas em todo o cérebro das crianças.

A autora do estudo explica que o agrupamento e a conexão cerebral são importantes para o funcionamento ideal do cérebro. Dessa forma, a eficiência do processamento e da transmissão de informação para outras partes do órgão é melhorada.

Por ter um efeito protetor sobre esse processo, a neurocientista reforça a importância da prática regular de exercício físico no início da adolescência, por ser um momento caracterizado pelo desenvolvimento e mudanças do cérebro, e que anormalidades nessas áreas podem levar a comportamentos de risco e déficits na função cognitiva durante toda a vida.

Leia também: Pilates kids: Os benefícios do exercício para crianças

(Fonte: Agência Einstein)

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas