Assadura nos mamilos: Ashton Kutcher conta desconforto durante treino

Beleza Bem-estar Saúde
16 de Agosto, 2022
Assadura nos mamilos: Ashton Kutcher conta desconforto durante treino

Na última quinta-feira, 11/08, em entrevista ao programa Jimmy Kimmel Live, o ator Ashton Kutcher contou que sentiu seus mamilos sangrando enquanto praticava exercícios físicos. “Minhas pernas estavam bem, mas meus mamilos estavam pegando fogo”, disse. A assadura nos mamilos é comum, principalmente, em quem pratica corridas. 

Kutcher está treinando para participar da Maratona de Nova York em novembro. O percurso tem cerca de 42 km de distância. O problema não é grave e, no geral, pode ser resolvido sem grandes dificuldades. O atrito frequente do tecido das camisetas, tops ou sutiãs com o mamilo, que já é uma região sensível, pode causar o desconforto. 

Leia também: Picada de abelha: cantor tem alergia ao inseto; saiba como descobrir

“Na verdade essa é uma área bem sensível, e o atrito do suor com a camisa pode provocar lesões do tipo assadura, levando inclusive a pequenos cortes com sangramento”, explica a dermatologista Fabiana Seidl. Assim, a pele fica molhada e grudenta, aumentando a fricção na área. Além dos mamilos, é comum que as axilas, virilha e seios também sejam afetados durante a atividade física.

Como evitar assadura nos mamilos?

A melhor opção é usar um pouco de lubrificante na região antes e também depois de correr. Então, evite o uso de camisetas muito quentes e que acumulam suor durante a atividade física. Usar películas de proteção específicas para esse tipo de atrito é outra sugestão. 

“Vaselina ou qualquer pomada antiassadura alivia o atrito evitando as lesões. Para ajudar no atrito pode ser necessário colocar micropore por cima da pomada, o que protege ainda mais, e usar camisas específicas com tecidos que absorvem o suor mais rapidamente (dry fit)”, afirma a dermatologista.

Para tratar a área, é muito importante que você não volte a fazer exercícios ou cause atrito na região enquanto ela não se cure. Portanto, evite a atividade física e opte por roupas mais soltas. Higienize muito bem a região com água e sabonete neutro. Usar soro fisiológico ajuda a manter a área hidratada.

Fonte: Fabiana Seidl, dermatologista (CRM RJ 5287852-9).

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia