Artroplastia total do quadril: Luciana Szafir passa por cirurgia

Saúde
02 de Novembro, 2022
Artroplastia total do quadril: Luciana Szafir passa por cirurgia

Luciano Szafir foi submetido, na manhã desta quarta-feira (2), a uma artroplastia total do quadril. O procedimento é indicado para casos avançados de artrose, como é o caso de Szafir. A cirurgia durou cerca de uma hora e meia e foi considerado um sucesso. Ele está internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, e passa bem.

“O paciente apresentava uma artrose avançada, que causa muita dor e limitação nos quadris. Na cirurgia retira-se a superfície gasta e substitui por uma prótese. No caso do Luciano, foi utilizada a de cerâmica. Hoje fizemos a substituição no lado direito , no próximo dia 30, faremos o esquerdo”, explicou o ortopedista Marcelo Godoi Cavalheiro, responsável pela cirurgia.

A previsão é que ele tenha alta na próxima sexta-feira. Em setembro, o ator e apresentador havia dito ao blog de Patrícia Kogut sobre a necessidade de realizar uma cirurgia na perna. “A Covid acelerou um processo de artrose. Isso me faz sentir dor e dificulta a minha mobilidade”,  explicou na ocasião. Entenda agora como funciona o procedimento.

Leia mais: Artrose (osteoartrite): entenda a condição do Papa Francisco

Artroplastia total do quadril: o que é e indicações

A artroplastia total do quadril é uma cirurgia que substitui a articulação do quadril “doente” por uma articulação artificial (prótese). Dessa forma, a articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril, mais seguro e confortável.

Mas afinal, quem deve fazer essa cirurgia? Inicialmente, quando o quadril está danificado pela artrite, por fraturas ou outros problemas, as atividades comuns, como caminhar ou sentar e levantar, tornam-se dolorosas e difíceis. Nesse caso, o quadril pode enrijecer, dificultando o ato de colocar e tirar calçados e meias, por exemplo, e as dores podem surgir inclusive durante o repouso.

Dessa forma, a cirurgia é ideal para casos em que os medicamentos, as modificações nas atividades do dia a dia e o uso de aparelhos que auxiliam a caminhar não sejam capazes de tratar suficientemente os sintomas. A artroplastia de quadril é um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia a dia.

Benefícios da cirurgia

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que passam pela artroplastia total do quadril têm:

  • Alívio da dor provocada por artrose ou outras doenças que prejudicam o funcionamento da articulação;
  • Correção de deformidades;
  • Recuperação do movimento da articulação, promovendo o retorno às atividades do dia a dia e de locomoção, como
    sentar, andar, subir e descer escadas.

Como é feita a artroplastia total de quadril

Primeiramente, antes de realizar a cirurgia, o médico irá solicitar uma série de exames de sangue, radiografia de tórax e eletrocardiograma. Além disso, são necessários exames de imagem do quadril para planejamento cirúrgico.

Após avaliação médica, em alguns casos se faz necessário suspender medicamentos de uso contínuo dias antes da cirurgia.

“Para chegar até a articulação, utilizam-se um dos três acessos cirúrgicos possíveis (anterior, lateral ou posterior do quadril). Após remover os tecidos lesionados, inserem-se os componentes metálicos do fêmur e da bacia, que articulam entre si intermediados por uma superfície de metal, polietileno ou cerâmica. Em todas as etapas da cirurgia são realizados testes, com o intuito de checar a mobilidade articular e a estabilidade da prótese”, afirmou o Dr. Fernando Corradi, ortopedista do Hcor, em entrevista anterior à Vitat.

Recuperação e cuidados pós-cirúrgico

Normalmente, no dia seguinte, o paciente é liberado para andar com o apoio de um andador. Dessa forma, ainda internado, começa a realizar sessões de fisioterapia e recebe alta para casa dentro de 3 a 5 dias.

Assim, o ortopedista recomenda evitar algumas posições no período pós-cirúrgico. Além disso, o paciente deve utilizar o andador por um mês, para proteger a prótese e permitir a cicatrização adequada de todos os tecidos. “Neste período, é importante a realização de sessões de fisioterapia para ganho de força, autonomia e desenvoltura com andador, além de um treinamento para que o paciente aprenda como aproveitar o ganho de mobilidade sem colocar sua prótese em risco.”

Complicações da artroplastia total do quadril

  • Precoces: podem ocorrer durante a cirurgia. Por exemplo, infecções pós-operatórias, trombose, risco anestésico e luxação.
  • Tardias: trata-se do desgaste dos componentes, isto é, da prótese, bem como luxação, soltura e infecção tardia.

Por fim, embora estejam descritas essas e outras complicações, a ocorrência é bastante baixa, sendo o procedimento, em geral, bastante seguro.

Leia mais: Artroplastia: o que é e em quais casos ela é indicada?

Referências:

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso