Arcturus: entenda mais sobre a nova subvariante da Covid-19

Saúde
18 de Abril, 2023
Arcturus: entenda mais sobre a nova subvariante da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde acaba de classificar uma nova variante da Covid-19. Trata-se da Arcturus, subvariante da ômicron, XBB. 1.16. A nova cepa é a responsável por um crescimento significativo de casos na Índia e já se espalha em cerca de 29 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.

A subvariante foi identificada, primeiramente, em Botsuana, na África, em janeiro. Ainda segundo a OMS, só em março, a Arcturus correspondia a 3,96% das infecções pelo mundo. No entanto, ainda não há evidências de que ela seja mais transmissível ou letal do que as anteriores.

Leia mais: Sintomas da Covid-19: como agir rapidamente

Afinal, o que é a Arcturus?

A nova cepa é muito parecida à sua anterior, XBB. 1.5. “Na verdade, ela não tem nada de especial. É mais uma das subvariantes da ômicron, e não tem nada no padrão genômico dela que mostre ter mais transmissibilidade ou letalidade”, afirma Paulo Brandão, virologista da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à revista Veja.

Por conta da disseminação da Arcturus, porém, vários estados indianos decretaram o retorno do uso obrigatório de máscaras no país. De acordo com a OMS, atualmente é a variante que se espalha com mais rapidez, mas as vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenção e combate à doença.

A mutação é mais perigosa?

De acordo com a OMS, a subvariante é semelhante à anterior, XBB. 1.5, mas tem uma mutação adicional na proteína. Dessa forma, isso pode contribuir para aumentar sua transmissibilidade, além de favorecer para uma maior gravidade das infecções.

De todo modo, ainda não se sabe ao certo se isso está realmente acontecendo, pois a experiência mostra que nem sempre a mutação deixa o vírus mais mortal. O que os cientistas acreditam é que a mutação deve em breve se tornar dominante nos Estados Unidos e na Europa.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma