Antienvelhecimento: O melhor exercício com efeito anti-idade
Atividades físicas têm efeito antienvelhecimento. Tudo se resume ao fato de que o exercício aumenta as mitocôndrias, os centros de poder de todas as células do corpo. Quanto mais abundantes e eficientes forem as mitocôndrias, melhor cada célula funciona – seja uma célula da pele produzindo colágeno estimulante ou uma célula muscular que libera fibras de fortalecimento muscular – e mais jovem seu corpo parece, sente e opera.
O melhor treino antienvelhecimento
O treino de HIIT (High Intensity Interval Training) ganhou notoriedade e se mostrou mais eficaz comparado a atividades como LIIT e cardio para aumentar a potência de cada unidade de mitocôndria, segundo um novo estudo da Universidade Victoria, na Austrália.
Os pesquisadores descobriram que todos os tipos de exercício melhoram a massa corporal magra – mas apenas as pessoas que fazem o HIIT tiveram melhorias em 1) capacidade aeróbica e 2) capacidade de exercício das mitocôndrias de seus músculos (as potências das células musculares). À medida que você envelhece, as mitocôndrias se tornam menos eficientes, ligadas à resistência à insulina e menor condicionamento cardiorrespiratório. O treino HIIT realmente pareceu reverter o declínio relacionado à idade na função mitocondrial e nas proteínas necessárias para a construção muscular.
Aparentemente, combinar movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso é uma estratégia valiosa não só para secar as gordurinhas, mas para driblar o envelhecimento.
Como funciona
Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão. Aqueça 5 minutos pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico. Em seguida, execute cada exercício por 30 segundos sem parar. Repita a rodada até completar os 20 minutos da aula. No final, volte à calma com um relaxamento de 5 minutos.
Exercício aeróbicos e o antienvelhecimento
Nem só de HIIT vive o antienvelhecimento. Outras atividades aeróbicas também são eficazes para manter longe os efeitos dos anos, sendo eficazes no quesito anti-idade. O mesmo estudo descobriu que andar de bicicleta duas vezes por semana por 30 a 45 minutos (mais uma caminhada semanal) ajuda a pele a aumentar sua camada inferior cheia de colágeno e a refrescar sua camada externa mais rapidamente, com efeito de “juventude” em três meses.
Leia também: Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo