Anticoncepcional causa trombose?

Saúde
25 de Agosto, 2023
Anticoncepcional causa trombose?

No primeiro semestre deste ano, a ANVISA aprovou um anticoncepcional que alega ser uma versão mais “natural” do medicamento. Portanto, é mais segura para as mulheres. Mas o que isso realmente significa? Essa característica se deve ao fato dessa pílula conter, dentre os seus componentes, o estetrol. Trata-se de um um estrogênio natural, o que causou um grande frenesi no mercado. Porém, a novidade tem causado diversos questionamentos. Um dos mais comuns é se o anticoncepcional causa trombose.

Leia mais: Anticoncepcional diminui a libido? Ginecologista explica 

Anticoncepcional oferece riscos?

No caso desse novo fármaco e da maioria das pílulas orais disponíveis no Brasil, a formulação é combinada. Dessa forma, envolve o estrogênio relacionado a um progestagênio (ambos hormônios). A depender da fórmula do medicamento, há, em níveis diferentes, efeitos adversos.

Por exemplo, há riscos para pessoas acima de 35 anos e fumantes, hipertensas, com obesidade ou predisposição hereditária para trombose e doenças associadas ao tromboembolismo (VTE). Já no caso das pílulas isoladas, produzidas apenas com progestagênio, há menos restrições de perfis e não aumenta o risco de desenvolver trombose.

Tornar público esse tipo de informação (sobre os riscos e efeitos adversos) é fundamental para evitar que o medicamento seja utilizado por pessoas que possam vir a desenvolver problemas graves, derivados do uso.

Anticoncepcional causa trombose?

De acordo com o Professor Doutor e Ginecologista Silvio Franceschini, da Universidade de São Paulo, os estrogênios, mesmo sendo naturais, por via oral estimulam o fígado a produzir diversas substâncias.  Dentre elas, moléculas que estimulam a coagulação, portanto deixando a mulher mais sujeita a trombose.

Ao contrário, as pílulas que só têm progestagênios não fazem isso. Assim, não aumentam o risco de trombose venosa ou arterial. Em resumo, mesmo os estrogênios naturais, nas pílulas combinadas, apresentam riscos que as pílulas só com progestagênios não têm. Por fim, o especialista reforça que, antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional, deve-se consultar um ginecologista (de preferência da sua confiança) e pesquisar com cuidado todos os prós e contras, para evitar riscos desnecessários à saúde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas