Ansioso para o show, João Gomes tem febre e dor de barriga: É normal?
Diretamente de Pernambuco, João Gomes vai fazer a sua estreia em um dos eventos mais conhecidos do país: o Rock in Rio. Além disso, ele será o primeiro cantor de piseiro a se apresentar na história do festival. O show vai acontecer no próximo domingo (4) e, assim, por meio das redes sociais, João revelou estar experienciando fortes emoções. “Eu nunca fiquei tão ansioso a ponto de ter febre e dor de barriga não”, confessou. O surgimento do nervosismo nessas situações é comum, mas a ansiedade provoca febre e dor de barriga mesmo?
Apesar de a ansiedade ser uma questão emocional, ela pode causar sintomas físicos, incluindo a febre e a dor de barriga. É importante ressaltar que nem todos os casos apresentam tais efeitos, mas existem alguns sinais que costumam aparecer em grande parte das vezes. São eles:
- Distúrbios do sono;
- Palpitação;
- Tensão;
- Irritabilidade;
- Busca por realizar as atividades rapidamente para se ver livre delas;
- Autocobrança;
- Pensamento constante no passado;
- Além disso, grande preocupação com o futuro;
- Dor de cabeça;
- Hiperventilação (respiração rápida);
- Suor em excesso;
- Por fim, dificuldades para se concentrar.
As causas podem ser diversas: genéticas, depois de eventos traumáticos, por doenças físicas, por abuso de substâncias ou, como no caso do cantor, por conta de situações estressantes geradas por expectativa.
Ansiedade provoca febre e dor de barriga?
A febre relatada pelo artista pode sim estar relacionada com a ansiedade. Um estudo, realizado pela Escola de Medicina de Harvard em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, descobriu os grupos de neurônios e vias do sistema nervoso central que regulam a temperatura corporal em situações de estresse emocional.
Esse tipo de sintoma, conhecido como febre emocional, é causado pelo estresse. Basicamente, o corpo reage com respostas involuntárias e isso pode incluir o aumento da temperatura corporal, resultando, assim, em um quadro febril.
Intestino solto
“A única coisa que tenho a dizer é que vou ter que andar com um rolo de papel higiênico”, brincou o artista. A dor de barriga, acompanhada por uma vontade frequente de ir ao banheiro, é muito comum. Isso porque o cérebro e o intestino estão intimamente ligados.
“Situações de estresse interferem no intestino por meio de alterações na mobilidade gastrointestinal, enquanto a microbiota alterada (em consequência de hábitos de vida não saudáveis como sedentarismo, dieta ruim, privação de sono, tabagismo e uso de antibióticos) aumenta o risco de desenvolver ansiedade e depressão”, explica Larissa Berbert, cirurgiã e coloproctologista.
Leia também: Por que temos dor de barriga quando estamos ansiosos?
É possível controlar a ansiedade?
Acima de tudo, vale entender que a ansiedade é inerente ao ser humano e, quando controlada, ela não faz mal. Afinal, a ansiedade é uma forma de proteção, um estado de alerta.
Entretanto, quando o quadro começa a ser excessivo, acompanhado de crises e atrapalhando as tarefas diárias, deixa de ser saudável. Nesses casos, é sempre importante ter acompanhamento profissional com um psicólogo e, em circunstâncias específicas, um psiquiatra. De qualquer forma, durante um momento em que os níveis de ansiedade estão mais elevados, o ideal é realizar uma respiração diafragmática lenta.