Exercícios para ansiedade: Veja os melhores para diminuir

Bem-estar Equilíbrio Movimento
31 de Março, 2020
Exercícios para ansiedade: Veja os melhores para diminuir

Muitas pessoas estão em isolamento social por conta do novo coronavírus. Ou seja, o que pode aumentar a ansiedade. Essas preocupações residem em cima das inúmeras pressões que já enfrentamos regularmente, e o aumento dos casos no Brasil pode levar a um estado altamente estressante chamado “inflamação emocional”. Mas, você sabia que os exercícios físicos podem diminuir a ansiedade? E o melhor de tudo é que você pode fazê-los em casa, quando e como quiser. Assim, confira os melhores exercícios para a ansiedade – saiba como diminuir.

Exercícios para ansiedade: Melhores exercícios para diminuir a ansiedade

Exercícios respiratórios

Sente-se com as costas retas, não cruze os braços nem os pés e feche os olhos. Em seguida, concentre-se na sua respiração e inspire o máximo de ar possível por quatro segundos, sentindo seus pulmões encher de ar. Por fim, prenda a respiração por mais quatro segundos e expire lentamente pelo nariz, por mais quatro segundos.

Leia também: A importância de se exercitar corretamente em casa

Ângulo de 90º

ansiedade exercícios

Para este exercício, você terá que se deitar em frente à parede, estender as pernas e apoiar os calcanhares na parede. Além disso os glúteos também são fixados na parede para formar um ângulo de 90 graus. Em seguida, relaxe todos os músculos, traga as mãos para os lados e comece a trabalhar na respiração por 5 a 10 minutos.

Arco invertido

arco invertido

Deite-se de bruços, levante os calcanhares em sua direção e leve-os com as palmas das mãos, formando um arco invertido. Você precisa desenvolver sua força e flexibilidade para permanecer nesta postura o máximo que puder, conseguindo assim, trazer circulação para cada parte do corpo e descarregar a energia que produz ansiedade.

Exercícios para ansiedade: Camelo

ansiedade exercícios

Tudo o que você precisa fazer é colocar os joelhos no chão na mesma distância dos quadris e manter as costas eretas. Depois, traga os braços para trás, para que as palmas das mãos toquem os calcanhares – enquanto você realiza ciclos respiratórios – e retorne à postura original. Faça 5 repetições com uma pausa de 10 segundos entre cada uma.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente