Amêndoas contribuem com o ganho de massa muscular? Veja os benefícios da oleaginosa

Alimentação Bem-estar
05 de Junho, 2023
Amêndoas contribuem com o ganho de massa muscular? Veja os benefícios da oleaginosa

Descobrir o poder dos alimentos é essencial para organizar uma rotina alimentar saudável e funcional. Embora alguns alimentos sejam amplamente reconhecidos por seus benefícios, outros, como as amêndoas, podem ser menos populares. No entanto, quando consumidas adequadamente, as amêndoas podem oferecer diversos benefícios, especialmente para aqueles que desejam aumentar a massa muscular de forma saudável. 

Veja também: Dieta para ganhar massa muscular

Amêndoas e ganho de massa muscular: qual é a relação?

A relação da amêndoa com o ganho de massa muscular está relacionada à sua composição nutricional. Assim, mesmo que as amêndoas não sejam um alimento diretamente associado ao aumento de massa muscular, elas podem desempenhar um papel benéfico na dieta de quem busca esse objetivo. Isso porque a oleaginosa contém uma grande quantidade de proteína vegetal, que desempenham um papel crucial no ganho de massa muscular.

Além disso, outro ponto positivo da amêndoa é que ela não contém sal ou açúcar, o que torna o alimento ainda mais saudável e próprio para contribuir no ganho de massa muscular.

Conheça outros benefícios da amêndoa 

1 – Pode ajudar no controle de peso

As oleaginosas são ricas em fibras, gorduras saudáveis e proteínas, que podem ajudar a promover a sensação de saciedade e controlar o apetite, contribuindo para uma alimentação equilibrada e controle de peso.

2 – Redução da inflamação

Os antioxidantes encontrados nas amêndoas, como a vitamina E, podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo após o exercício, contribuindo para a recuperação mais rápida e a diminuição do estresse oxidativo.

3 – Suporte ao sistema imunológico

As oleaginosas são uma fonte de nutrientes, como a vitamina E, que desempenham um papel importante na função imunológica saudável.

4 – Nutrientes

As amêndoas são ricas em nutrientes, como proteínas, gorduras saudáveis (monoinsaturadas e poli-insaturadas), fibras, vitamina E, magnésio e manganês.

Como consumir amêndoas?

As amêndoas são versáteis e podem ser facilmente incorporadas na rotina alimentar. Isso porque as sementes podem ser consumidas cruas, na sua forma natural, como um tipo de aperitivo entre as refeições. Por outro lado, as amêndoas são largamente utilizadas na culinária e podem ser acrescentadas em saladas, arroz, sopas, sobremesas e acompanhamentos.

Contudo, vale um alerta já que, embora as oleaginosas sejam saudáveis, elas também possuem um alto teor calórico. Portanto, consuma com moderação. Estima-se que a quantidade adequada por dia gire em torno de 30-35 gramas, o que corresponde de 15 a 20 amêndoas. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho de cada semente.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros