Amamentação de gêmeos: Fabiula Nascimento ensina técnica

Gravidez e maternidade Saúde
16 de Janeiro, 2023
Amamentação de gêmeos: Fabiula Nascimento ensina técnica

A atriz Fabiula Nascimento revelou a técnica  utilizada na hora da amamentação dos gêmeos Roque e Raul, seus filhos. No Instagram, a atriz compartilhou uma foto em que aparece sentada e de pernas cruzadas, com as pernas servindo de apoio para os pequenos de 1 ano de idade. “1 ano e 4 dias de mamá”, escreveu a mamãe na legenda. Veja, agora, outras dicas e recomendações na hora de amamentar em dose dupla.

Amamentação de gêmeos (2)

Leia mais:6 mitos e verdades sobre a gestação de gêmeos

Amamentação de gêmeos: dicas

A amamentação de gêmeos pode ser muito útil para a mãe. Isso porque ela pode ganhar tempo para fazer outras atividades ou descansar, já que essa prática favorece que as crianças também durmam ao mesmo tempo.

Para adquirir a habilidade de amamentar mais de um bebê ao mesmo tempo, é importante que a mulher tenha, inicialmente, um apoio de profissionais da saúde e/ou da família. Eles ajudarão, por exemplo, a posicionar as crianças no seio materno. Com o decorrer do tempo fica mais fácil a amamentação simultânea, pois a mulher vai ganhando segurança e destreza para fazê-la sem ajuda.

Como administrar a amamentação de gêmeos?

Como toda amamentação, para que tenha sucesso, a amamentação de gêmeos também requer tempo, dedicação, informação, incentivo e uma boa rede de apoio. Nesse sentido, conversar com a equipe da saúde para esclarecer dúvidas e ouvir mais sobre a experiência da amamentação de gêmeos é fundamental.

Na amamentação de gêmeos, a cada mamada, vale alternar os seios para cada criança, tendo em vista as possibilidades de diferenças entre as mamas de produção láctea e de mamilos. Esta prática também é importante para que o bebê alterne o posicionamento de mamar.

Em caso de dificuldade para amamentar ambos ao mesmo tempo (ou trigêmeos), recomenda-se que a mulher retire o seu leite e (outra pessoa) ofereça em um copinho para o bebê que não estiver sendo amamentado naquele momento.

Em caso de gêmeos que necessitam de internação neonatal e não podem ser amamentados logo após o nascimento, a recomendação muda. Assim, é importante que a mulher retire o leite a cada três horas para manter a produção e para alimentar (ou enviar ao banco de leite humano) para o próprio filho.

Referências Fiocruz.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

5 plantas que afastam
Saúde

5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Uma estratégia simples contra a dengue envolve o cultivo de plantas aromáticas em casa. Veja 5 opções

Quem não pode tomar vacina da dengue
Saúde

Quem não pode receber a vacina da dengue?

Faltam testes sobre a segurança e eficácia da vacina em determinados públicos; veja quais são

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue