Amamentação de gêmeos: Fabiula Nascimento ensina técnica
A atriz Fabiula Nascimento revelou a técnica utilizada na hora da amamentação dos gêmeos Roque e Raul, seus filhos. No Instagram, a atriz compartilhou uma foto em que aparece sentada e de pernas cruzadas, com as pernas servindo de apoio para os pequenos de 1 ano de idade. “1 ano e 4 dias de mamá”, escreveu a mamãe na legenda. Veja, agora, outras dicas e recomendações na hora de amamentar em dose dupla.
Leia mais:6 mitos e verdades sobre a gestação de gêmeos
Amamentação de gêmeos: dicas
A amamentação de gêmeos pode ser muito útil para a mãe. Isso porque ela pode ganhar tempo para fazer outras atividades ou descansar, já que essa prática favorece que as crianças também durmam ao mesmo tempo.
Para adquirir a habilidade de amamentar mais de um bebê ao mesmo tempo, é importante que a mulher tenha, inicialmente, um apoio de profissionais da saúde e/ou da família. Eles ajudarão, por exemplo, a posicionar as crianças no seio materno. Com o decorrer do tempo fica mais fácil a amamentação simultânea, pois a mulher vai ganhando segurança e destreza para fazê-la sem ajuda.
Como administrar a amamentação de gêmeos?
Como toda amamentação, para que tenha sucesso, a amamentação de gêmeos também requer tempo, dedicação, informação, incentivo e uma boa rede de apoio. Nesse sentido, conversar com a equipe da saúde para esclarecer dúvidas e ouvir mais sobre a experiência da amamentação de gêmeos é fundamental.
Na amamentação de gêmeos, a cada mamada, vale alternar os seios para cada criança, tendo em vista as possibilidades de diferenças entre as mamas de produção láctea e de mamilos. Esta prática também é importante para que o bebê alterne o posicionamento de mamar.
Em caso de dificuldade para amamentar ambos ao mesmo tempo (ou trigêmeos), recomenda-se que a mulher retire o seu leite e (outra pessoa) ofereça em um copinho para o bebê que não estiver sendo amamentado naquele momento.
Em caso de gêmeos que necessitam de internação neonatal e não podem ser amamentados logo após o nascimento, a recomendação muda. Assim, é importante que a mulher retire o leite a cada três horas para manter a produção e para alimentar (ou enviar ao banco de leite humano) para o próprio filho.
Referências Fiocruz.