Altruísmo: Entenda o que é e quais os benefícios

Bem-estar Equilíbrio
26 de Outubro, 2020
Altruísmo: Entenda o que é e quais os benefícios

Ao contrário do egoísmo, o altruísmo se caracteriza por indivíduos que pensam não só no próprio bem-estar, como também no das pessoas ao redor. Por exemplo, quando oferecemos ajuda a idosos ou mulheres grávidas nas ruas. Dessa maneira, uma pessoa altruísta pode até mesmo sacrificar seus próprios desejos e interesses para beneficiar o próximo. 

O altruísmo está intrinsecamente ligado à empatia, que significa a capacidade que o indivíduo tem de se colocar no lugar do outro. Assim, tentar entender os sentimentos e ações da pessoa sem julgamentos.

O termo altruísmo foi criado por um filósofo francês chamado Auguste Comte, que em 1830, o definiu como grupo de disposições humanas, sejam elas individuais ou coletivas, que predispõe os seres humanos a se dedicarem aos outros.

Benefícios do altruísmo

Ajudar o próximo pode ser realmente benéfico para a própria saúde mental e bem-estar. Alguns dos benefícios de ser altruísta incluem:

Altruísmo eleva os níveis de felicidade

Quando ajudamos os outros, o cérebro libera endorfina (hormônio da felicidade), o que contribui para o aumento da confiança, prazer e relações sociais. Os níveis de felicidade que o altruísmo gera, aumenta as chances de continuarmos sendo altruístas com o próximo no futuro.

Reduz o estresse 

De acordo com pesquisas, ações altruístas estimulam a liberação de substâncias antiestressantes no corpo. Essas substâncias podem colaborar com a sensação de prazer, melhorar os sintomas da depressão e favorecer a longevidade.

Além disso, devido a liberação das endorfinas, com a beneficência as dores também podem ser reduzidas.

Leia também: Dicas de como aprender a ouvir mais as pessoas

Altruísmo aumenta os sentimentos positivos

O sentimentos negativos podem afetar nosso sistema imunológico, endócrino e cardiovascular. Por outro lado, o altruísmo tende a neutralizar essas emoções, aumentando os sentimentos positivos. Além disso, a sensação de bem-estar que o altruísmo concebe, ajuda também a construir melhores relações, sejam amorosas, familiares ou sociais. 

Leia também: Psicologia Positiva: O que é quais são os benefícios

Ajuda a levar vida com mais tranquilidade

Geralmente, pessoas altruístas tendem a ser autoconfiantes e intensamente otimistas, mesmo que as situações não ocorram da maneira prevista. Preocupam-se apenas com o presente, afastando qualquer sentimento de ansiedade.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes