Alopecia: entenda a condição que afeta o ex-BBB Eliezer

Saúde
01 de Fevereiro, 2023
Alopecia: entenda a condição que afeta o ex-BBB Eliezer

O ex-BBB Eliezer, de 33 anos, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (1) para revelar aos seguidores que teve alopecia, condição que gera queda de cabelo. O influencer explicou que o estresse foi uma condição determinante para a queda dos fios que o afetou logo após o anúncio da gravidez de Viih Tube. Os dois ex-bbbs mantêm um relacionamento há pouco mais de 1 ano. “Depois que a gente tornou pública a gravidez, eu sofri uma onda de hate absurda na internet. Lembram disso? Fiquei bem mal, tive um episódio psicológico bem pesado e a consequência foi a alopecia. Meu cabelo foi caindo e abrindo esses buracos na minha cabeça”, contou Eliezer.

alopecia 2

Reprodução: Instagram.

Leia também: Queda de cabelo por estresse: Como prevenir e combater

O problema vivido por Eli é chamado clinicamente de alopecia aerata, condição caracterizada por perda de cabelo em áreas específicas. A queda dos fios pode acontecer em outras partes do corpo, mas é mais visível na cabeça devido ao seu formato arredondado. Além do influenciador, outras personalidades já relataram sofrer com o mesmo problema. É o caso da atriz Jada Pinket, esposa de Will Smith, e da ex-BBB Eslovênia Marques, por exemplo.

Afinal, o que é alopecia?

A alopecia areata é uma queda aguda de cabelo ou pelos. A condição atinge cerca de 1% a 2% da população entre homens e mulheres, sendo que pode atingir regiões localizadas como a cabeça, barba e  sobrancelha. 

Esse tipo de queda se trata de um quadro não cicatricial. Portanto, o tratamento pode reverter a condição, já que não há morte dos folículos. Assim, a alopecia é uma doença autoimune cuja causa não é bem definida, mas geralmente é uma tendência genética e aparece depois de um gatilho majoritariamente emocional.

Alopecia e saúde mental

Em seu perfil no Instagram, Eliezer contou aos seguidores sobre o impacto da saúde mental na condição que desenvolveu, já que ele afirma que o problema foi desencadeado pelo alto nível de estresse vivido ao anunciar que ele e Viih Tube estariam esperando um filho. Após divulgarem a gestação, o casal teria sofrido uma onda de desaprovação. 

“A gente nunca imagina o impacto que as palavras têm na vida dos outros. Tem muita gente que fala só pelo prazer de estar destilando o ódio. […] A gente tinha acabado de anunciar a gravidez, a Viih estava muito frágil também e ficou muito mal também. Eu não queria que nada atrapalhasse o nosso momento. Tem coisas boas e ruins nesse meio. A gente passou por isso, vai vir outras coisas… Eu só não queria tornar isso público na época para não piorar a situação”, desabafou. 

Por fim, o Eli finaliza tranquilizando os fãs: “Mas está tudo bem, meu cabelo já cresceu. Já melhorei e evoluí. Foi difícil segurar a barra”, afirmou. 

Principais sintomas da alopecia areata

Na alopecia areata há perda de tufos de cabelo. Mas não é o caso de cair muitos fios durante o banho, por exemplo. No local, fica um círculo marcando de onde saiu. Somente na alopecia areata difusa é que pode haver a queda grande, durante meses, do cabelo. É uma variação da doença e geralmente acomete mulheres acima dos 40, já com quadro de doença autoimune como de tireoide.

Nessas regiões sem cabelo é possível observar que na pele não há vermelhidão, nem coceira. E esses espaços redondos sem pelos podem se espalhar por diversas regiões, até mesmo nos pelos pubianos, e isso pode se dar com ou sem tratamento.

Diagnóstico e tratamento

Diante da observação desse quadro é preciso procurar um dermatologista tricologista, o que significa que ele é especialista em cabelo. No consultório será feito um exame clínico e a olho nu. Além disso, uma lente de grande aumento ajuda o médico a identificar se o folículo está sendo danificado.

É necessário iniciar o tratamento logo que diagnosticada. Porém, é imprevisível saber se os fios nascerão de novo.

Por fim, o tratamento é feito com corticoides via oral, de maneira tópica ou no local, aplicado com agulha. Contudo, a condição não tem cura. Ou seja, mesmo se na área os fios nascerem novamente, não é possível saber se voltará a cair ali ou em qualquer outro lugar.  

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso