Tosse e congestão nasal? Confira dicas para aliviar sintomas de gripe rapidamente
Tudo começa com um espirro mais intenso. Depois, a congestão nasal e a dor no corpo logo começam a aparecer, juntamente com a sensação de cansaço. Esses são alguns dos sintomas da gripe e do resfriado, que são velhos conhecidos e costumam aparecer nas épocas mais frias do ano – entre o outono e inverno. Mas, embora os sintomas sejam comuns, quando eles aparecem o desejo é só um: que eles desapareçam o mais rápido possível.
Para que isso aconteça, é necessário tomar uma série de medidas que contribuirão com a retomada do seu bem-estar. A seguir, confira dicas para se livrar dos sintomas de gripe e resfriado.
Dicas para aliviar os sintomas da gripe
1- Descanse
De acordo com a médica pneumologista, Dra. Michelle Andreata, neste momento, o corpo precisa de repouso para se recuperar melhor e para que o sistema imunológico tenha forças para combater a infecção.
2 – Mantenha-se hidratado
A hidratação adequada ajuda a aliviar os sintomas e evita a desidratação. Por isso, mantenha-se hidratado, Beba bastante líquido, como água, chá quente, sopa ou sucos naturais. Eles vão, inclusive, aliviar o sintoma da garganta seca, indica a pneumologista.
3 – Aliviar sintomas de gripe: tome medicamentos para alívio dos sintomas
Descongestionantes podem aliviar a febre, dores no corpo, dor de cabeça e congestão nasal. É o caso do Vick VapoRub, pomada que pode ser utilizada no peito, no pescoço e nas costas. Este produto combina diferentes ingredientes aromáticos e libera vapores medicinais que aliviam a congestão nasal e a tosse.
4 – Use um umidificador
Se o ar estiver seco, um umidificador pode ajudar a aliviar a congestão nasal e a irritação da garganta. Certifique-se de limpar regularmente o umidificador para evitar o crescimento de bactérias ou fungos.
5 – Mantenha-se aquecido
É importante manter-se aquecido, especialmente se você estiver com calafrios. Vista-se em camadas e cubra-se com um cobertor para ajudar a manter a temperatura corporal adequada.
Veja também: Chá para gripe: Conheça as 7 melhores opções para aliviar os sintomas
Lembre-se
Para evitar contaminar outras pessoas com gripe ou resfriado, a Dra. Michelle alerta: “Evite tocar os olhos, nariz e boca por serem áreas de porta de entrada de vírus. Se for tossir ou espirrar, utilize o braço para cobrir a boca”.
Além disso, procure evitar frequentar lugares públicos e lave as mãos com frequência.
Quanto tempo dura a gripe ou resfriado?
A persistência dos sintomas da gripe e do resfriado podem variar de pessoa para pessoa. Mas, em geral, a gripe tende a durar entre 7 a 10 dias, com os sintomas mais intensos nos primeiros dias.
Já no caso do resfriado comum, o quadro tende a durar de 7 a 14 dias, sendo que os sintomas geralmente são mais leves do que os da gripe.
Aliviar sintomas de gripe: Quando ir ao médico?
Gripes e resfriados são doenças autolimitadas. Ou seja, ainda que causem incômodo, os sintomas tendem a desaparecer em um curto espaço de tempo, principalmente se forem tratados com as medidas simples listadas acima.
Porém, caso a melhora não aconteça em 3 dias ou o paciente apresente sintomas graves que estejam interferindo no funcionamento natural do corpo, isso significa que é o momento de consultar um médico.
Dificuldade para respirar, dor no peito, confusão mental, febre incessante ou sintomas prolongados, por mais de sete dias, não são comuns e precisam ser avaliados por um profissional de saúde.
Além disso, complicações advindas da gripe como sinusite, otite, infecções secundárias, pneumonia necessitam de atendimento médico específico e não se resolvem tão facilmente quanto a gripe ou resfriado.
O cuidado deve ser redobrado se o paciente fizer parte de grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes, pacientes com doenças crônicas ou sistema imunológico enfraquecido.
Confira a Campanha de Inverno.
Fonte: Michelle Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar.