Alergia na região íntima: Gabriel, do BBB 23, sofre com condição
O modelo Gabriel Tavares, do BBB 23, afirmou que tem alergia na região íntima durante uma conversa com a atriz Bruna Griphao. Segundo ele, para resolver o problema, ele irá procurar uma depilação a laser assim que sair do confinamento. O procedimento pode ajuda a melhorar a sensação de coceira na região, já que destrói o bulbo do pelo, mas isso depende da causa e da área afetada. Entenda mais sobre esse tipo de alergia.
Leia mais: Alergia de pele: principais causas e como tratar
Alergia na região íntima: quais são as causas?
Por ser uma região extremamente sensível, a coceira no pênis é um incômodo que pode acometer boa parte dos homens. Assim, pode ser causada por diferentes motivos, como uma simples peça de roupa, um sabonete específico, ou até mesmo uma infecção fúngica e bacteriana.
Entre as principais causas está o sabonete. Normalmente, a vermelhidão surge minutos depois do banho com a ardência e coceira. Especialistas garantem que deve-se trocar de sabonete imediatamente e escolher um específico para a região íntima.
O mesmo ocorre com preservativos. Se a glande ficar irritada após o ato sexual, recomenda-se trocar a camisinha por outra marca, além de evitar aquelas que possuem cheiros ou sabor, pois a sensação incômoda pode ser causada por alguma característica específica da composição.
As cuecas também podem resultar em uma reação alérgica para o homem, principalmente as que tenham tecidos sintéticos em sua composição. Por isso, a recomendação dos especialistas é optar por cuecas 100% algodão e nunca usar a mesma peça íntima por mais de dois dias seguidos.
Tratamento
A recomendação dos especialistas para tratar a alergia na região íntima é manter sempre a boa higiene. Além disso, deve-se lavar a área ao menos uma vez por dia, usando de preferência um sabonete específico com pH neutro e antialérgico para não causar vermelhidão, coceira ou sensação de incômodo.
No caso da candidíase, normalmente, o tratamento é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica por cerca de 7 dias. Entretanto, dependendo de cada caso, pode ser necessário também medicação via oral.
Por fim, para os piolhos pubianos, os especialistas afirmam que a melhor forma de eliminá-los é raspando os pelos. Outra opção é fazer um tratamento com sprays e loções próprias recomendadas por um especialista.