Agilidade emocional: Aprenda a colocá-la em prática
A agilidade emocional é a capacidade de aprender e usar esse aprendizado em outras situações. Assim, ela ocorre por meio de experiências, histórias, pensamentos ou sentimentos que o indivíduo vivencia ao longo da vida.
Esse termo foi criado pela psicóloga Susan David e pela pesquisadora Christina Congleton em um artigo publicado na Harvard Business Review.
Dessa forma, a agilidade emocional nos permite analisar certas situações com mais percepção em relação às nossas escolhas. Especialmente em um ambiente profissional, a agilidade emocional é fundamental. Pois, através desta habilidade, os líderes têm a capacidade de promover mudanças benéficas na empresa e adotar uma cultura organizacional dinâmica.
Leia também: Como usar a inteligência emocional no trabalho
Como colocar a agilidade emocional em prática
Trabalhe a aceitação
Em vez de fugir das suas emoções negativas, tente aceitá-las e senti-las. Apesar de ser uma atitude difícil para alguns, pode ser a chave para lidar com cargos de liderança, por exemplo.
Dessa forma, a agilidade emocional traz sentimentos de positividade. Portanto, o ambiente de trabalho se torna mais leve.
Nomeie suas emoções
Para enxergar as situações de forma clara e objetiva, nomear seus pensamentos e emoções pode ajudá-lo.
Essa estratégia permite que você enxergue os sentimentos da forma como eles são. Por exemplo, dizer que o seu colega de trabalho está bravo torna-se “eu pensei que o meu colega estava com raiva”
Ao nomear os pensamentos, você percebe que os julgamentos são fatores negativos.
Leia também: Inteligência emocional: O que é e benefícios
Benefícios
A agilidade emocional pode trazer diversos benefícios. Portanto, conheça alguns deles:
- Lidar melhor com questões psicológicas. Como a baixa autoestima, a ansiedade, a depressão e a procrastinação;
- Mais facilidade em lidar com experiências ruins, que geram raiva e tristeza;
- Traz sentimentos de aceitação e bem-estar.