Erros que as pessoas mais cometem no agachamento
Quando o assunto é tonificar os glúteos e as pernas, o agachamento está no topo da lista dos exercícios praticados. No entanto, se o movimento não é feito da maneira correta, o risco de lesões aumenta e você não irá obter os resultados desejados. Portanto, confira esses erros comuns durante o agachamento para corrigi-los:
Erros mais comuns durante o agachamento
Os joelhos passarem a linha dos dedos dos pés
Durante o agachamento, se os seus joelhos passarem os dedos dos pés, você acabará colocando mais estresse nas articulações, o que pode causar dores e lesões nos joelhos.
Portanto, para corrigir o problema, mantenha os joelhos alinhados com os dedos dos pés. Embora seja normal os joelhos se estenderem um centímetro ou dois à frente dos dedos, concentre-se em mantê-los atrás dos dedos para garantir que você não leve os joelhos muito para a frente.
Agachar demais
A questão aqui é agachar além dos limites do seu corpo. Isso porque quando fazemos isso, acabamos realizando a chamada retroversão pélvica: quando você está lá embaixo no exercício e o bumbum vai um pouco para frente. Alguns especialistas afirmam que essa movimentação da pelve aumenta as chances de lesões na lombar.
Mas e como aumentar a amplitude sem retroversão pélvica? A dica, aqui, é apostar em alongamentos focados no objetivo em em exercícios de mobilidade antes do treino. Com o tempo, você conseguirá agachar cada vez mais sem prejudicar a coluna.
Leia também: Agachamento: benefícios, tipos e como fazer corretamente
Um dos erros no agachamento é não variar
Existem diversos tipos de agachamentos: afundo, com cálice, búlgaro, entre outros. Por isso, é fundamental experimentar as variações e não focar apenas em uma.
Diante disso, misture os movimentos para obter o máximo de resultados. Cada variação enfatiza músculos diferentes, como os isquiotibiais ou o glúteo médio. Faça algumas opções toda semana para ter os benefícios de todas elas.
Praticar o exercício apenas uma vez por semana
Quanto menos você agachar, mais tempo levará para perceber os resultados, mesmo se você souber exatamente como fazer os agachamentos.
O ideal é realizar os agachamentos duas a três vezes por semana. Um dia, levante pesos pesados por apenas algumas repetições. No outro, levante pesos mais leves por cerca de uma dúzia de repetições. Se você decidir adicionar um terceiro dia, tente uma variação de agachamento diferente.
Esquecer de respirar
Com o foco total no agachamento, muitos acabam esquecendo da respiração. Durante um agachamento, não se deve respirar pelo peito, mas sim, pela barriga, para ajudar a estabilizar o tronco. Inspire gradualmente, com controle, enquanto se agacha. Depois, expire lentamente enquanto pressiona os calcanhares no chão e se levanta.
Leia também: 6 motivos para incluir o agachamento na rotina
Minimize os erros durante o agachamento com este passo a passo
Da próxima vez que você for tentar fazer o exercício, assista ao vídeo a seguir e leia o passo a passo:
- Afaste os pés na largura do quadril, com os dedos apontados para a frente;
- Contraia o abdômen e olhe à frente;
- Caso vá realizar o movimento sem carga, coloque as mãos em frente ao corpo. Caso contrário, encaixe a barra nas costas;
- Flexione os joelhos e abaixe-se lentamente até que as coxas fiquem paralelas ao solo;
- Empurre o glúteo para trás. Ou seja, como se estivesse para se sentar em uma cadeira imaginária;
- Retorne à posição inicial de forma lenta e faça três séries de 15 repetições.