Agachamento lateral: O que, benefícios e como fazer
Se você deseja trabalhar os músculos inferiores do corpo mas está cansado dos agachamentos tradicionais, o agachamento lateral pode ser uma ótima opção.
Dessa maneira, os principais músculos trabalhados no agachamento lateral são os quadríceps e glúteos, assim como outros tipos de agachamentos. Mas o foco principal é na parte interna e externa das coxas. Ou seja, é um tipo de exercício que você deve ter em seu treino para aumentar a força funcional da parte inferior do corpo.
Agachamento lateral: Benefícios
O afundo lateral é um ótimo exercício para fortalecer a lateral dos glúteos, que são músculos estabilizadores essenciais das articulações do quadril. Além disso, com este movimento é possível desenvolver força e estabilidade para cada perna individualmente, bem como melhorar o equilíbrio.
Ao mover o corpo de um lado para o outro, você adiciona equilíbrio muscular ao redor das articulações do quadril e do joelho, o que ajuda a prevenir possíveis lesões futuras.
Ainda, o afundo lateral também contribui para a perda de peso. Isso porque, geralmente, este movimento queima cerca de 100 calorias a cada 10 minutos.
Leia também: Treino HIIT de baixo impacto para fazer em casa
Como praticar o agachamento lateral
Para realizar o exercício, faça os seguintes movimentos:
- Fique em pé com os pés na largura dos ombros e os dedos apontados para a frente;
- Em seguida, dê um grande passo para a direita, afundando os quadris para trás e dobrando o joelho direito para ficar alinhado diretamente com o pé direito.;
- Mantenha a perna esquerda reta, como se estivesse alongando a mesma, com os dois pés apontados para a frente;
- Volte à posição inicial;
- Faça de 8 a 12 repetições e, depois, repita do outro lado.
Variação com halteres
Há diversas variações do afundo lateral, uma delas é com halteres, para tornar o exercício ainda mais desafiador.
- Mantenha os halteres à frente, com as palmas das mãos voltadas para o corpo e os braços estendidos enquanto você se move;
- Logo após dar um passo para o lado, incline-se para a frente e abaixe os halteres até o chão com a perna dianteira, mantendo as costas retas;
- Retorne ao centro e repita com o outro lado.
Leia também: Elevação de quadril para glúteos: Mais potente que agachamento