Adolescentes que fazem atividades além da escola são mais felizes
Estar longe das telas pode trazer mais benefícios do que você imagina, principalmente para os adolescentes. De acordo com um estudo recente, passar menos tempo em frente às telas e mais tempo em atividades além das escolares garante uma melhor saúde mental.
“Embora o estudo tenha sido conduzido antes da pandemia do COVID-19, as descobertas são especialmente relevantes agora, pois os adolescentes podem passar mais tempo em frente às telas em seu tempo livre sem o acesso a atividades extracurriculares, como esportes” explica Eva Oberle, autora principal da pesquisa e professora assistente da Escola de População e Saúde Pública da Universidade da Colúmbia Britânica.
Leia também: Como ajudar adolescentes a praticarem meditação
Como funcionou a análise
O estudo foi publicado na revista Preventive Medicine e utilizou dados de mais de 28 mil adolescentes matriculados na sétima série, entre 2014 e 2018.
Assim, os pesquisadores instruíram os alunos a responderem perguntas sobre o tempo gasto em frente às telas depois da escola.
Com o intuito de avaliar a saúde mental, os especialistas pediram para os adolescentes classificarem como se sentiam no início do dia. Por exemplo, se sentiam bem-estar e felicidade ou desmotivação e tristeza ao acordar.
Leia também: Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade
Resultados
Os resultados obtidos pelo estudo mostraram que passar menos de duas horas por dia de tempo recreativo nas telas (navegando na internet ou jogando videogame, por exemplo) estava associado a níveis mais baixos de ansiedade e sintomas depressivos, especialmente em meninas.
Por outro lado, as chances de desenvolver doenças relacionadas à saúde mental na adolescência aumentam em pessoas que passam mais tempo em frente às telas.
Adolescentes podem optar por meditação
Diante do cenário que estamos vivendo, a saúde mental das crianças e adolescentes vem piorando cada vez mais. Isso porque eles estão experimentando uma mistura de sentimentos como estresse, medo, ansiedade, raiva, tédio, frustração.
Nesse sentido, meditar pode ser a chave para lidar com essas sensações e dar uma “pausa”, pois a meditação ajuda a proporcionar bem-estar, foco e afasta os sintomas de ansiedade.