Acordou no meio da noite? Dicas para voltar a dormir

Bem-estar Sono
04 de Dezembro, 2023
Acordou no meio da noite? Dicas para voltar a dormir
Acordou no meio da noite e não conseguiu voltar a dormir? Embora incômoda, a situação é comum e pode acontecer por diversos motivos: estresse, ansiedade, desconforto físico ou interrupções causadas pelo ambiente. Mas se você acordar e tiver dificuldade em retomar o sono, aqui estão algumas estratégias.

Leia mais: Quem dorme depois das 23h tem IMC mais alto, diz estudo

Por que acordamos de madrugada?

Acordar no meio da noite é uma experiência comum e pode ter várias causas. Algumas das razões mais comuns incluem estresse e ansiedade, condições médicas, como apneia do sono, refluxo ácido, dor crônica ou problemas hormonais, por exemplo, além de fatores como temperatura, ruído, luz e conforto do colchão.

O consumo de substâncias também é um dos motivos, sobretudo cafeína, nicotina ou álcool. Por fim, necessidades fisiológicas, como a vontade de urinar, também podem prejudicar a qualidade do sono. Se os despertares noturnos se tornarem frequentes ou persistentes e estiverem afetando sua qualidade de vida, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ou um especialista em sono. Eles podem ajudar a identificar a causa subjacente e recomendar estratégias para melhorar a qualidade do sono.

Acordou no meio da noite? Dicas para voltar a dormir

  • Mantenha o ambiente propício: certifique-se que seu quarto esteja escuro, silencioso e em temperatura confortável. Use máscaras de dormir, tampões de ouvido ou ventilador para bloquear qualquer estímulo que possa estar te perturbando.
  • Evite olhar para o relógio: ficar verificando a hora pode aumentar a ansiedade e dificultar a volta do sono. É melhor ignorar o horário e se concentrar no relaxamento.
  • Pratique técnicas de relaxamento: respiração profunda, meditação ou relaxamento muscular progressivo podem ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo.
  • Evite estímulos: usar dispositivos eletrônicos, assistir TV ou fazer exercícios intensos antes de dormir podem interferir no sono e dificultar sua retomada.
  • Tente técnicas de distração: se estiver tendo dificuldade em voltar a dormir, tente distrair a mente com pensamentos positivos, imagens relaxantes ou contar mentalmente. Isso ajuda a afastar pensamentos ansiosos e facilita a volta do sono.
  • Evite comer ou beber muito: refeições pesadas ou muito líquido antes de dormir podem causar desconforto e interromper o sono. Se estiver com fome ou sede, opte por um lanche leve ou um copo pequeno de água.
  • Não fique na cama por muito tempo: se não conseguir voltar a dormir após 20 ou 30 minutos, levante-se e faça uma atividade relaxante, como ler um livro ou ouvir música suave. Evite também a exposição à luz, pois isso pode colocá-lo em alerta.

E lembre-se: cada pessoa pode responder de maneira diferente a essas estratégias. Se você tiver problemas frequentes em voltar a dormir ou a insônia persistir, é recomendável consultar um profissional de saúde para obter orientação personalizada!

Referência: Associação Brasileira do Sono.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes