Por que é importante acompanhar o diabetes gestacional?

Gravidez e maternidade
13 de Julho, 2023
Por que é importante acompanhar o diabetes gestacional?

Acompanhar o diabetes gestacional é extremamente importante para garantir a saúde da mãe e do bebê. O diabetes gestacional é uma condição em que os níveis de glicose no sangue aumentam durante a gravidez. Essa condição pode apresentar riscos tanto para a mãe quanto para o feto.

Risco de complicações para a mãe

O diabetes gestacional aumenta o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia, uma condição caracterizada por pressão alta durante a gravidez. Também pode aumentar o risco de cesariana, devido a complicações no parto, e de desenvolvimento de diabetes tipo 2 posteriormente na vida da mãe.

Risco de complicações para o bebê

Se o diabetes gestacional não for controlado adequadamente, pode levar a complicações para o bebê, como crescimento excessivo (macrossomia), que pode dificultar o parto normal. Além disso, bebês nascidos de mães com diabetes gestacional têm maior probabilidade de desenvolverem problemas respiratórios, hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) após o nascimento e maior risco de obesidade e diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Controle da glicose no sangue

O acompanhamento regular do diabetes gestacional permite monitorar os níveis de glicose no sangue e fazer ajustes na dieta, atividade física e, se necessário, iniciar o tratamento com insulina. O controle adequado da glicose no sangue reduz os riscos para a mãe e para o bebê.

Durante o acompanhamento do diabetes gestacional, a mãe recebe orientações sobre alimentação saudável, controle do peso, monitoramento da glicose e outros cuidados necessários. Além disso, é uma oportunidade para receber apoio emocional e esclarecer dúvidas sobre a condição.

O acompanhamento do diabetes gestacional também permite a detecção precoce de outras complicações que podem surgir durante a gravidez, como hipertensão arterial, infecções urinárias, entre outras.

Portanto, acompanhar o diabetes gestacional é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê, prevenir complicações e tomar medidas adequadas para controlar a condição. É importante seguir as orientações médicas, fazer exames regulares e buscar suporte profissional para garantir uma gravidez saudável.

Leia também:

doação de óvulos qualidade dos óvulos
Gravidez e maternidade

É possível melhorar a qualidade dos óvulos de uma mulher?

O DNA dos óvulos que uma mulher libera ao longo da vida forma-se antes mesmo do nascimento dela. Mesmo assim, é possível melhorar a qualidade dos

Esterilidade e Infertilidade Principais causas da infertilidade
Gravidez e maternidade

Principais causas da infertilidade em homens e mulheres

Um grande número de pessoas é afetado pela infertilidade durante a vida, de acordo com relatório publicado em 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca

montagem com as fotos de Justin Bieber e Hailey Bieber anunciando a gestação
Gravidez e maternidade Saúde

Hailey Bieber, que tem histórico de AVC, está grávida. Veja riscos e cuidados

A esposa de Justin Bieber, que tem histórico de AVC e cardiopatia, anunciou sua gravidez na última quinta-feira (09/05). Saiba mais