Acne cosmética: entenda porque os seus produtos podem causá-la
Se para você praticar skincare religiosamente deveria ser um indicativo de pele saudável, uniforme e bonita, você pode se decepcionar com o aparecimento das temidas espinhas. Mas além da ação dos hormônios ou da má alimentação, o motivo para aparecimento de manchas e erupções pode ser a acne cosmética. Segundo a médica dermatologista Dra. Roberta Lopes, elas podem ser causadas pelo excesso de cosméticos ou uso de produtos indevidos para o tipo de pele, gerando uma irritação e o surgimento de acne. Saiba mais a seguir!
Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável
Como os cosméticos podem causar acne?
O uso incorreto de produtos obstrui os poros da pele e causa inflamação, dando espaço para as indesejadas espinhas. Assim, esse efeito pode ser causado por produtos como maquiagens, hidratantes, protetor solar, que podem bloquear as glândulas sebáceas e levar ao desenvolvimento de espinhas e cravos.
Como resultado, a pele começa a sofrer com a acne cosmética, que pode ser tanto interna quanto externa, causar dores e deixar marcas permanentes.
“Os produtos podem não ser aqueles indicados para o seu tipo de pele e, com isso, obstruem os poros e podem estimular o surgimento de lesões de acne, principalmente se apresentarem ativos comedogênicos em sua composição (parabenos e petrolatos)”, afirma a dermatologista Geovana Guerra.
Dessa forma, a área mais afetada é a zona T, que compreende testa, nariz e queixo, que já são mais oleosas e propensas à acne. Mas além disso, as bochechas e a região da mandíbula também podem ser acometidas.
Erros que favorecem a acne cosmética
1 – Não limpar a pele antes de dormir
Adiar a limpeza da pele é um dos fatores que possibilita o surgimento de espinhas. “Quando não há a retirada correta da maquiagem ou produtos de uso diário. Assim, os resquícios causam irritação e inflamação, com isso o surgimento de espinhas é facilitado”, afirma Roberta.
2 – Usar produtos de outras pessoas
Essa prática é muito comum entre as mulheres, que podem compartilhar maquiagens e produtos de cuidado com a pele. Porém, como vimos acima, o uso de produtos incorretos para o nosso tipo de pele pode entupir os poros e prejudicar a pele com acnes.
“Usar aquele produto que a sua amiga usa pode não fazer efeito e ainda desencadear a acne cosmética e outros problemas”, afirma Geovana.
3 – Não se atentar aos rótulos
De maneira geral, os produtos têm indicação de tipo de pele em seu rótulo. Assim, ao desprezarmos essa informação, passamos a utilizar elementos que não fazem bem para a nossa pele. Além disso, outros cosméticos estão cheios de álcool, parabenos e petrolatos, compostos que podem causar obstrução e alergias.
4 – Não ter acompanhamento de um dermatologista
A falta de instrução profissional pode resultar em escolhas de produtos indevidos para o seu tipo de pele e que causem acne cosmética. Por isso, é fundamental ter acompanhamento para realizar avaliações personalizadas.
Como evitar a acne cosmética e ter uma pele saudável?
Além de procurar um dermatologista e utilizar os produtos indicados por ele, lembre-se de fazer o acompanhamento periódico. “Essa é a melhor maneira de prevenir a acne cosmética, controlar a acne, retardar o envelhecimento e ter uma pele com boa qualidade”, aconselha a Dra. Geovana.
A seguir, confira dicas de outro para evitar espinhas:
- Nada de compartilhar pincéis e esponjas. Lembre-se de lavá-los após o uso.
- Tenha uma alimentação equilibrada para cuidar da sua pele de dentro para fora;
- Beba água;
- Utilize produtos específicos para o seu tipo de pele;
- Higienize a pele todos os dias (1 ou 2 vezes) com gel de limpeza, cleansing oil ou água micelar.
- Evite utilizar produtos de prateleira ou indicado por influenciadoras ou amigas;
- Hidrate a pele constantemente;
- Aplique o protetor solar e reaplique durante o dia.
- Evite fumar ou abusar do álcool, esses hábitos podem prejudicar a pele e estimular o aparecimento de rugas e de linhas de expressão.
Por fim, lembre-se que todos os produtos devem ser prescritos de forma individualizada para cuidar da sua pele.
Fontes:
- Dra. Roberta Lopes, médica dermatologista.
- Dra. Geovana Guerra, dermatologista do Art Beauty Center.