Acidentes na cozinha: confira dez dicas para evitar

Bem-estar Casa Saúde
31 de Janeiro, 2022
Acidentes na cozinha: confira dez dicas para evitar

A cozinha é um dos principais ambientes da casa. Se você não tem sala de jantar, é onde faz as refeições com a família, onde recebe convidados para jantar e onde prepara a comida do dia a dia e também os pratos especiais. Mas é preciso tomar uma série de cuidados para evitar acidentes na cozinha. Nós preparamos uma lista com algumas medidas simples, mas que vão evitar muita dor de cabeça. Dessa maneira, saiba quais são as dicas:

Cozinha segura é cozinha limpa

Ao cozinhar ou lavar a louça, é comum deixar cair um pouco de água, gordura ou pedaços de alimentos. Limpe e seque sempre, pois isso evita escorregões tanto de sua parte como de idosos, por exemplo. 

“É lugar que escorrega muito. São muito comuns esses porcelanatos que brilham e são lisinhos, mas são uma tragédia na cozinha tanto com água quanto com fritura. O ideal é um piso antiderrapante. Hoje temos vários modelos bonitos que auxiliam na decoração”, afirma Mauricio Lopes, docente do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atenção também ao fogão, que deve ser limpo para evitar entupimentos.

Leia também: Cozinhar pode reduzir o estresse. Entenda o motivo

Evitar acidentes na cozinha: jamais deixe algo no fogo e vá fazer outra coisa

O especialista é claro: “Se colocar alguma coisa no fogo, ficar sempre atento. É muito comum esquecer o óleo e acabar queimando.” Além de estragar o alimento e a panela, se distrair pode provocar incêndios. 

Evitar acidentes na cozinha: tenha uma área de apoio perto do fogão.

O docente Mauricio Lopes orienta a ter um apoio perto do fogão, para retirar uma panela do fogo com agilidade ou uma assadeira do forno bem depressa sem ter de atravessar a cozinha com um item muito quente nas mãos. O cuidado é ainda mais necessário quando se fala de líquidos, que podem cair e provocar queimaduras. 

Evitar acidentes na cozinha: cuidado com as mãos

Sempre que for tirar algo do fogão ou do forno, utilize luvas térmicas ou um pano de prato para evitar queimar as mãos. 

Vire os cabos das panelas para dentro

Isso evita esbarrar neles por acidente ou mesmo que uma criança puxe a panela pelo cabo. Qualquer um dos acidentes poderia causar queimaduras muito graves.

Atenção com o micro-ondas

Alguns itens de plástico não podem ir ao micro-ondas, pois o aquecimento exagerado pode fazer com que liberem partículas que, se ingeridas, podem fazer mal à saúde. Certifique-se sobre quais itens da sua cozinha podem ir ao aparelho. Já itens de metal não devem jamais ser colocados no microondas, pois essa prática pode provocar incêndios. 

Cuidado com as crianças e idosos

“Criança e idoso é um perigo na cozinha. Criança que está engatinhando, mexendo, subindo nas coisas muito perto do fogão”, afirma o professor Mauricio. É essencial ensinar as crianças sobre o perigo das coisas, mas elas são essencialmente curiosas, então jamais as deixe sozinhas. Cuidado com onde coloca facas e outros itens cortantes. Com relação aos idosos, se eles quiserem lidar com o fogão, tenha certeza de que têm a força física e a agilidade necessárias. Se não, dê a eles tarefas mais simples, como montar uma salada – mas dê um jeito de incluí-los, pois cozinhar é importante para evitar e tratar Doença de Alzheimer.

Cada panela tem uma função

Arroz, feijão, cozido, ensopado, assado, fritura, molhos e cremes dentre outros pratos. Para cada preparo, um utensílio diferente. “Quando você está cozinhando uma fritura, escolher a panela ideal, não colocar óleo demais. Quando for colocar o alimento dentre desse óleo, não colocar demais para não correr o risco dele subir muito rápido e acabar derramando no fogão ou na mão”, orienta o professor Mauricio, da Mackenzie. Também é importante não simplesmente jogar o alimento no óleo, pois isso faz com que ele respingue. 

Evite acessórios grandes ao cozinhar

“Parece uma bobagem, mas não é”, garante o especialista em Gastronomia. Colares grandes, cintos cheios de detalhes e até o laço do avental podem servir para enroscar em coisas na cozinha, como cabos de panelas, e provocar acidentes graves. 

Cuidado com a panela de pressão

É fato: abrir a panela de pressão antes dela soltar toda a pressão de fato pode provocar explosões, danificar a cozinha e ferir gravemente quem estiver por perto. Cuidado para não encher tanto a panela que a água ou alimento obstrua a válvula e substitua as peças quando elas apresentarem desgastes.

Além de tudo isso que foi listado, não se esqueça de ler atentamente os manuais de instrução dos eletrodomésticos. E tão importante quanto evitar os acidentes é agir quando eles acontecem: se alguém caiu na cozinha ou se queimou, leve a pessoa ao pronto-socorro imediatamente para se certificar de que tudo está bem.

Fonte: Mauricio Lopes, docente do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina