A importância da fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos

Alimentação Bem-estar
24 de Novembro, 2023
A importância da fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos

Você já ouviu falar em “janela de oportunidades”? Trata-se da fase que engloba os três primeiros anos de vida, quando a criança cresce e se desenvolve (social, emocional, física e cognitivamente) de forma muito intensa e rápida. 

De acordo com um documento da Unicef¹, o cérebro de crianças pequenas tem uma grande plasticidade, ou seja, está sempre aprendendo e é sensível à modificações. Por isso, o que acontece na primeira infância é fundamental para a saúde e o bem-estar do indivíduo no futuro

É claro que esse período exige muita energia, que é obtida com a ajuda de uma alimentação saudável e equilibrada. O aleitamento materno é recomendado como complementar até os 2 anos ou mais, mas na sua ausência, as crianças dessa idade podem se beneficiar pelo consumo da fórmula infantil!

Clique aqui para conferir dicas e informações confiáveis sobre saúde e bem-estar, para viver cada passo da jornada com mais plenitude!

Benefícios da fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos

A fórmula infantil pode ser indicada para complementar a dieta da criança, na impossibilidade do aleitamento materno. Ela carrega diversos nutrientes essenciais que contribuem para o desenvolvimento.

Teor de proteínas adequado

As proteínas são essenciais em qualquer etapa da vida, e na infância, não seria diferente. Elas estruturam, fortalecem e permitem o crescimento dos ossos, dos músculos e de outros tecidos do organismo. 

Pensando em ofertar o nutriente para a criança, muitos pais apostam no leite de vaca. Contudo, essa nem sempre é a opção mais interessante, visto que ela não contém as concentrações mais adequadas de proteínas para os pequenos. 

O Manual da Alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por exemplo, afirma que as quantidades de proteínas encontradas no leite de vaca costumam ser “aumentadas e difíceis de digerir devido à relação caseína/proteínas do soro”².

O que pode ser um problema, já que “o excesso proteico aumenta o risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, além da qualidade da proteína contribuir para adiposidade no futuro”, informa o documento².

Isso não acontece com algumas fórmulas infantis, que geralmente possuem redução proteica e perfil de aminoácidos mais adequados².

Leia mais: Leite materno ou fórmula infantil: quais são as diferenças e como escolher?

Adição de DHA 

O DHA faz parte do grupo de ácidos graxos essenciais. Durante a infância, o seu consumo adequado está relacionado ao desenvolvimento do sistema nervoso e das conexões neurais². 

Podemos encontrar esse nutriente em alimentos como peixes, leite materno e gema de ovo. Além disso, as fórmulas infantis costumam ter esse composto adicionado em proporções corretas, além de possuírem um teor reduzido de gorduras saturadas – o que não é o caso do leite de vaca². 

Prebióticos que ajudam na saúde intestinal

Outro benefício importante é a presença de prebióticos nas fórmulas infantis. Eles nada mais são do que fibras que atuam na formação da microbiota (micro-organismos que habitam o intestino) e exercem um benefício à saúde 

A microbiota dos indivíduos começa a se formar ainda durante a gestação, mas é modulada de forma intensa nos primeiros anos de vida. Quando está equilibrada, ela impacta positivamente a imunidade do pequeno. 

Aptanutri Premium

Aptanutri Premium é a fórmula infantil da Danone Nutricia desenvolvida para as necessidades das crianças brasileiras de primeira infância, entre 1 e 3 anos.

Contém DHA e ARA, ácidos graxos das famílias ômega-3 e ômega-6, respectivamente, além de prebióticos e outros nutrientes. Saiba mais aqui! 

Obs: a indicação de uso deve ser sempre avaliada pelo profissional de saúde, caso a caso, conforme a situação clínica e nutricional do paciente. Consulte sempre seu profissional de saúde.

Clique aqui para conferir dicas e informações confiáveis sobre saúde e bem-estar, para viver cada passo da jornada com mais plenitude!

Referências: 

Bibliografia: 

  • Ghisolfi J, FantinoM, Turck D, de Courcy GP, Vidailhet M. Nutrient intakes of children aged 1-2 years as a function of milk consumption, cows’ milk or growing-up milk. Public Health Nutr, 2013; 
  • Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, Mario Cicero Falcão, Durval Ribas-Filho, Renato Augusto Zorzo, Tulio Konstantyner, Raquel Ricci, Nathalia Gioia, Mauro Fisberg. Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre a alimentação láctea da criança com idades entre 1 e 5 anos. 2020.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais