Sheila Mello posta vídeo dançando Zouk. O que é?
Sheila Mello, ex-dançarina do grupo É o Tchan!, recentemente encantou seus seguidores ao compartilhar um vídeo dançando Zouk.
Na publicação, ela está acompanhada do professor de dança Edgar Fernandes. A dupla esbanja talento e sensualidade, e arrancou muitos elogios dos internautas.
“Você já se sentiu voando?! Eu siiim! Sempre que danço zouk com ele @dance.edgar”, disse Sheila na legenda.
Leia também: Thalía revela o segredo do seu treino para os glúteos
O que é o Zouk?
Na verdade, Zouk diz respeito a um estilo musical advindo das ilhas caribenhas Guadalupe e Martinica, e muito popular em Cabo Verde. Sua tradução significa “festa”.
Contudo, a palavra ficou mais conhecida aqui no Brasil como um tipo de dança de salão. Na verdade, a prática começou a aparecer a partir dos anos 90, com o declínio da frenética lambada.
Assim, os movimentos desaceleraram e o ritmo foi ficando cada vez mais lento — tanto que, no começo, era chamado de “lambada francesa”.
O novo estilo é muito forte na região Norte do país, sobretudo nos estados do Pará e do Amapá. Hoje, ele já sofre influência de outras modalidades de dança, como o jazz.
Leia também: Bruna Griphao segue rotina de treinos e alimentação saudável
Como funciona?
A modalidade é praticada em pares: o condutor e o conduzido, que precisam de muita sintonia e respeito mútuo.
As músicas usadas no Zouk brasileiro geralmente são lentas e com ritmos marcantes. Além disso, há a adoção de giros, cambrés (movimentos em que o condutor dobra o conduzido na região da cintura, seja para frente, para trás ou para os lados), movimentos sinuosos de quadril e peito e movimentações de cabeça.
Entre os benefícios, estão:
- Mais coordenação motora e consciência corporal;
- Melhora da autoestima;
- Além disso, aumento da flexibilidade e do equilíbrio;
- Noção de ritmo;
- Elevado gasto calórico;
- Por fim, maior convivência social.