Yoga para quem tem diabetes: Conheça os benefícios
Os benefícios do yoga para a saúde mental e física vem sendo estudados cada vez mais. A prática consiste em diversas posturas que ajudam a melhorar a coordenação, flexibilidade, força e respiração, por exemplo. Mas você sabia que o yoga para quem tem diabetes é uma ótima opção?
A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição na produção de insulina pelo pâncreas, e uma diminuição da ação da insulina ou resistência à insulina nas células.
No Brasil, a diabetes acomete cerca de 16,8 milhões de adultos (20 a 79 anos). Assim, o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que em 2030 a incidência da doença chegará a 21,5 milhões.
Mas quais são os benefícios?
Quando estamos estressados, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e de glicemia (açúcar no sangue) aumentam. Consequentemente, o organismo fica mais suscetível a desenvolver complicações graves, como o diabetes e doenças cardíacas.
Através das técnicas de respiração do yoga, é possível atingir relaxamento e bem-estar geral.
Além disso, a atividade também melhora a circulação, reduz o risco cardiovascular e promove a manutenção de um peso saudável. No entanto, apesar dos benefícios do yoga terem sido demonstrados em estudos, este não é um tratamento cientificamente aprovado para a diabetes.
O que dizem os cientistas sobre yoga para quem tem diabetes
Um estudo feito pela Universidade Charles Darwin, na Austrália, e pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou os benefícios da prática do yoga para pessoas com diabetes tipo 2.
A pesquisa, publicada no periódico PLoS One, funcionou com a análise detalhada de 14 estudos com 834 portadores de pré-diabetes.
Os resultados foram surpreendentes: a prática do yoga melhorou a glicemia em jejum e o perfil de colesterol e triglicérides. Além disso, houve melhora na pressão arterial, podendo ser considerada como uma intervenção com potencial de retardar o aparecimento do diabetes em população de alto risco.