Voltar a treinar depois do carnaval: dicas que podem te ajudar

Bem-estar Movimento
22 de Fevereiro, 2023
Voltar a treinar depois do carnaval: dicas que podem te ajudar

O Carnaval é uma prova de resistência, e para curtir ao máximo, é preciso se preparar e estar com o condicionamento físico em dia. De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, o carnaval é uma atividade física de moderada a alta intensidade. Então, é importante ter conhecimento do seu nível de condicionamento físico. Mas como voltar a treinar depois do Carnaval?

Acompanhar o trio elétrico, seguir o ritmo da bateria, dançar, pular, subir e descer ladeiras, tudo isso faz parte dos dias de folia. Esse feriado também é onde a maioria das pessoas não cuidam da alimentação de forma correta. O consumo de bebidas alcoólicas aumenta, a ingestão de água diminui e alguns ficam longas horas sem comer ou comendo alimentos mais pesados, durante uma semana inteira. Isso acaba sendo prejudicial ao organismo e afeta o retorno da rotina pós-carnaval.

Mas então o que fazer para voltar à rotina saudável sem preocupação? Confira algumas dicas para entender como tornar esse retorno mais agradável!

Como voltar a treinar depois do carnaval?

Primeiramente, foque na reidratação!

Água natural, isotônicos ou água de coco: invista na hidratação! Por isso, lembre-se de encher a garrafinha mais vezes nos próximos dias. Assim você ajuda seu corpo a liberar as toxinas, o que vai reduzir seu inchaço. Se você bebeu álcool demais, essa dica é ainda mais importante, porque as bebidas alcoólicas estimulam a perda de água pela urina.

Voltar a treinar depois do carnaval: retome a rotina alimentar com todos os nutriente

Aposte nas frutas e verduras. Isso porque as vitaminas e minerais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, prevenção de doenças e excelentes antioxidantes. Dê preferência a alimentos assados, cozidos e grelhados. Existem várias receitas fáceis e gostosas de legumes e carnes com esse estilo de preparo na internet. Nos próximos dias, programe suas marmitas com essas opções. Você vai perceber que vai fazer a diferença. Opte também por carboidratos de boa qualidade! Aveia, cereais integrais, frutas, entre outros. Reforce seu café da manhã com esses alimentos.

Pegue leve no treino

Dica importante: volte a treinar com cuidado para evitar lesões e dores musculares. Primeiramente, é necessário nosso corpo recuperar a resistência, força e flexibilidade que ficaram comprometidas no período do carnaval. Fique atento, pois as mudanças que essa pausa pode causar no seu organismo são relevantes. As consequências podem ser lesões e reações fisiológicas que apenas vão prejudicar o retorno aos treinos. Por isso, comece devagar, com exercícios mais leves e focados em recuperar a base mencionada e, aos poucos, recupere a intensidade.

Para voltar a treinar depois do carnaval, aquecer é essencial

Por fim, antes de começar aquele treino é essencial lembrar de fazer um aquecimento. Isso porque ele irá preparar o corpo para retomar aos exercícios, sem sentir desconforto. 

Fonte: Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela