Vídeos odontológicos do TikTok podem oferecer riscos à saúde bucal. Entenda
Com 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok é a nova ferramenta de busca de informação para muitas pessoas. A rede conta com vídeos virais sobre os temas mais diversos no formato DIY – do inglês do it yourself – ou seja “faça você mesmo”. Em especial, alguns vídeos odontológicos nesse formato preocupam os dentistas por oferecerem riscos à saúde bucal, já que a rede social é capaz de influenciar milhões de pessoas.
A insegurança dos dentistas não é à toa, já que a maioria dos procedimentos odontológicos necessita de um ambiente esterilizado, conhecimentos profundos sobre saúde bucal e certa habilidade que apenas um profissional pode desempenhar. Continue lendo e saiba mais.
Leia também: Diastema: entenda tudo sobre o famoso “espaço entre os dentes”
Vídeos odontológicos que fazem sucesso no TikTok
Os conteúdos das redes sociais se destacam no quesito curiosidade. No entanto, podem despertar um senso de perfeição capaz de incentivar as pessoas a realizar procedimentos perigosos em busca de uma aparência estética mais agradável.
Foi dessa forma que os vídeos da influenciadora Skylar Geiger viralizaram na plataforma. Skylar contou à NBC News que “odiava” o seu sorriso devido a falta de alinhamento em relação aos dentes de outras pessoas. Para tentar melhorar a aparência, a criadora de conteúdo consultou um vídeo no formato DIY no Youtube para corrigir um diastema, que é uma separação natural entre os dentes.
Assim, ela utilizou a parte de trás de um brinco para aplicar o chamado “cimento odontológico”, um material utilizado para o preenchimento de cáries. Além disso, todo o procedimento foi gravado para o TikTok e atingiu mais de 2 milhões de visualizações, despertando o interesse de muitos usuários da plataforma.
Apesar de ser algo perigoso, esse caso em específico não teve grandes complicações. A influenciadora afirmou que, por sorte, o procedimento não danificou os dentes de forma permanente.
Além de Skylar, não faltam exemplos na rede social sobre o que não fazer nos dentes a partir de procedimentos DIY. Pessoas raspando os dentes com lixas de unha, enrolando elásticos nos dentes ou até mesmo fazendo remoção de aparelho com utensílios domésticos, como colheres, são alguns exemplos de conteúdos virais da plataforma e que incentivam milhares de pessoas a repetirem o procedimento.
O que dizem os especialistas
Com a repercussão dos vídeos, vários dentistas relataram a preocupação com a saúde bucal de quem se submete a procedimentos caseiros que podem gerar danos para a vida inteira. Dr. Ben Winters é dentista e também criador de conteúdo no TikTok. Seus vídeos educativos fizeram sucesso ao reagir os conteúdos de vídeos odontológicos no formato DIY para alertar os perigos.
“Se você começar a usar materiais de grau dentário e tentar fazer o que o dentista faz, começará a fazer mudanças permanentes nos dentes que não podem simplesmente ser removidas”, acrescentou Winters.
Dentes fortes e saudáveis: dicas de como realizar a higiene bucal
De maneira geral, pelo menos 2 vezes ao ano é importante visitar o dentista para realizar limpeza ou outros procedimentos necessários. Caso o indivíduo possua uma pré-disposição para o desenvolvimento de doenças bucais é importante que fazer esse acompanhamento a cada 4 meses.
Assim, o ideal é passar o fio dental após todas as refeições principais. Mas caso não seja possível, opte por utilizá-lo no período noturno, antes de dormir. O fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos de lugares nos quais a escova não consegue chegar facilmente. Sendo que o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite. Portanto, escove os dentes depois de comer, usando creme dental com flúor.
Por fim, lembre-se de aguardar de 20 a 30 minutos após comer e beber um copo de água antes de realizar a higiene bucal após a alimentação. Isso porque a saliva torna-se ácida por conta dos alimentos e bebidas ingeridos. Com isso, a acidez aumenta a proliferação de bactérias, o que pode proporcionar o surgimento de cáries ou gengivite.