Vergonha na academia: saiba como perdê-la

10 de janeiro, 2022

Começar a praticar exercícios físicos é o primeiro passo para ter uma vida saudável e o corpo dos sonhos. No entanto, muitas pessoas acabam tendo que lidar com a vergonha na academia. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como medo de não se adaptar aos exercícios ou se sentir julgado por outras pessoas, por exemplo.

Dessa maneira, essa vergonha é tão comum quanto parece. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a superar esse incômodo: 

Evite horários de muita lotação para evitar a vergonha na academia

Principalmente para os novatos no mundo fitness, treinar com a academia lotada é um dos grandes fatores para ter vergonha. Por isso, muitos acabam desistindo de treinar.

Por isso, se você gosta de se exercitar em um lugar calmo e “vazio”, evite ir em horários de pico. Geralmente, as academias costumam ficar lotadas no período da noite. Mas para ter certeza disso, converse com o instrutor para entender qual é o horário com menor concentração de pessoas. Assim, você irá treinar com tranquilidade. 

Não se compare com os outros

Um dos maiores motivos para ter vergonha de ir na academia é a insatisfação com o próprio corpo. Muitos acabam se comparando com pessoas que já estão lá a mais tempo e tem o corpo mais “definido”.

Embora não seja algo fácil, tente não se comparar com outras pessoas. O importante é se aceitar e refletir para sempre melhorar o que nos incomoda. Lembre-se que as conquistas surgem com o tempo e todos já passaram pelo mesmo que você.

Pense a longo prazo

Quanto mais você treinar, mais perto de alcançar os seus objetivos você estará. Além de ter o corpo definido, os benefícios dos exercícios são inúmeros. É possível ter mais qualidade de vida, melhorar a saúde física e mental, ter mais energia para fazer as tarefas diárias etc.

Portanto, pense a longo prazo como uma forma de não desistir.

Treine com um amigo para evitar a vergonha na academia

Ter alguém não só para acompanhar, mas participar do seu treino vai deixar a atividade mais dinâmica e divertida. Pois, manter a rotina de exercícios físicos pode ser difícil. Especialmente após um longo dia de trabalho.

Leia também: Treinar em dupla: Benefícios e exemplos de exercícios

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter