Ventosaterapia: Mateus Solano faz tratamento que promove relaxamento muscular
Mateus Solano usou o Instagram recentemente para compartilhar uma foto feita durante uma sessão de yoga associada à técnica de ventosaterapia.
Na imagem publicada em seus Stories, o ator aparece de costas, chamando atenção para os acessórios fixos em sua pele para o tratamento, além das marcas já deixadas pelo vácuo das aplicações anteriores.
Mas, afinal, o que é e quais benefícios oferece a terapia escolhida pelo global? Confira a seguir!
O que é a ventosaterapia?
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural. O objetivo principal é promover o relaxamento muscular e a melhora da oxigenação dos tecidos. Assim, a técnica faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, que foca em equilíbrio, energia e harmonia.
Para a Medicina Tradicional Chinesa o corpo é um sistema integrado. Ou seja, a mente, as emoções, o espírito e a parte física estão conectados. Portanto, não adianta olhar apenas para uma parte. Além disso, ela acredita na interpretação dos sinais do corpo sobre o estado geral de saúde.
Dessa maneira, a terapia ventosaterapia surgiu há milhares de anos. Ela é praticada em diversos países. É utilizada principalmente para tratar as dores musculares, em regiões como a cervical, a lombar, as coxas e os joelhos. Além disso, o tratamento também pode ajudar a combater a celulite, pois aumenta a circulação do sangue.
No entanto, se você toma anticoagulantes ou tem sangramento facilmente, a ventosaterapia não é uma opção, pois ela pode deixar a pele sensível, gerando dor no local.
Benefícios da técnica
A ventosaterapia pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental. Portanto, veja os principais:
- Desintoxica o organismo;
- Reduz as dores musculares e as abdominais;
- Eliminação de contraturas musculares;
- Aumenta a circulação sanguínea;
- Trata a hipertensão arterial;
- Relaxa e acalma a mente.
Como funciona a ventosaterapia
O tratamento da ventosaterapia começa com o terapeuta passando óleo ou creme hidratante na área afetada. Assim, isso permite que as ventosas deslizem pela pele.
O tratamento pode ser feito por uma pessoa formada em Medicina Tradicional Chinesa, um acupunturista ou fisioterapeuta.
É possível aplicar diferentes tipos de ventosas. Veja quais são elas:
- Copo de vidro: Acenda uma vela e coloque a chama no interior do copo. Em seguida, coloque o copo na pele;
- Copo de silicone: É necessário pressionar o copo de silicone com os dedos e depois colocar na pele. Porque, devido ao vácuo que se forma em seu interior, a pele é sugada e a ventosa fica presa;
- Ventosa eletrônica: Apesar de ser menos comum, também é muito eficiente. Basta posicioná-la no local que você deseja tratar e ligar o aparelho na força do vácuo que se deseja usar.
Leia também: Qi Gong: Conheça os exercícios da Medicina Tradicional Chinesa