Vacinação da Covid para bebês em SP: capital abre cadastro para “xepa”
Hoje (16), estão abertas as inscrições para a “xepa” da vacinação da Covid para bebês em SP. Por enquanto, apenas a capital disponibilizará o cadastro, que contempla bebês de 6 meses a 3 anos incompletos com comorbidades ou indígenas.
Para entrar na fila da “xepa”, os pais ou responsáveis precisam comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo. De acordo com o comunicado da prefeitura de São Paulo, é necessária a apresentação de comprovantes de condição de risco.
Ou seja, “receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades ou as outras condições previstas. Tais documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com CRM, e estar dentro da validade de dois anos de emissão”, afirma trecho do informativo.
Veja também: Afinal, gestante pode beber shake de proteína?
Vacinação da Covid para bebês em SP: perguntas frequentes
Uma das principais dúvidas dos tutores das crianças gira em torno do tipo de vacina. A princípio, os grupos infantis receberão a chamada “Pfizer Baby”, que é a única vacina autorizada pela Anvisa para essa idade.
Outra pergunta frequente é sobre o funcionamento do esquema vacinal. Segundo a prefeitura, a vacinação da Covid para bebês em SP será de 3 doses. A administração da segunda dose deve ocorrer depois de quatro semanas (28 dias) da primeira. Já a terceira pode ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
Por fim, outro questionamento comum é se bebês e crianças pode receber mais de uma vacina ao mesmo tempo. A resposta é sim — não há problema nem contraindicações nesse sentido. Inclusive é uma oportunidade de imunizar a criançada contra doenças graves, como a poliomielite.
Como irá funcionar a xepa?
Depois do cadastro, a UBS estrará em contato com os responsáveis para informar a data de vacinação da criança, que começa a partir de quinta-feira (17). A vacinação da Covid para bebês em SP será de segunda a sexta-feira, e aos sábados, nas UBSs integradas, das 7h às 19h.
“Caso existam doses remanescentes da vacina próximo ao final das atividades de cada dia nas unidades, as demais crianças dessa faixa etária podem tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região (com comprovante de endereço para inscrição prévia)”, finaliza o boletim.