Vacina da Covid particular será oferecida no Brasil

Saúde
01 de Junho, 2022
Vacina da Covid particular será oferecida no Brasil

No último dia 30, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) anunciou a chegada da vacina da Covid particular. A princípio, o imunizante será a AstraZeneca, a mesma oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A diferença é que a vacina da Covid particular será importada, enquanto a gratuita é produzida pela Fiocruz. Segundo o comunicado, as clínicas responsáveis pela comercialização da vacina deverão checar as doses que o paciente já recebeu e orientar sobre o esquema vacinal. Portanto, é importante comparecer ao local com a carteirinha de vacinação.

Veja também: Agende aqui a sua vacina contra a gripe

A medida de comercialização da vacina tornou-se viável devido à queda da Lei 14.125/2021, que não permitia a venda do imunizante. Agora, a expectativa é que a vacina da Covid particular se torne uma “vacina de rotina”. “Acreditamos que em algum momento haverá um estreitamento da faixa etária e grupos vacinados pelo PNI. Assim as clínicas atuarão como complemento e para aqueles não elegíveis, como já acontece na vacina de gripe“, diz um trecho da nota da ABCVAC.

Preço da vacina da Covid particular

Em média, o consumidor poderá desembolsar entre R$ 300 e R$ 350 por dose, de acordo com a associação. Além disso, quem optar pela alternativa paga, terá que agendar com antecedência para evitar o desperdício do imunizante, pois os frascos duram 48h após a abertura.

Quando o imunizante chega à rede privada?

A previsão é que as vacinas desembarquem nas clínicas nos próximos dias. Não há uma estimativa de quantos estabelecimentos adquiriram as doses, mas a tendência é o aumento gradual da cobertura nas semanas seguintes.

Quem pode tomar a vacina da Covid particular?

Como terceira dose, todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do esquema primário. Contudo, é fundamental respeitar o intervalo de 4 meses da dose anterior. Já a segunda dose de reforço (ou quarta dose) precisa aguardar orientação médica para liberar a aplicação em pacientes de 18 a 60 anos que não se enquadram nas orientações do PNI.


Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show