Nova vacina contra tumores cerebrais é testada nos EUA e conta com resultados promissores

Bem-estar Saúde
10 de Janeiro, 2023
Nova vacina contra tumores cerebrais é testada nos EUA e conta com resultados promissores

A saga das vacinas contra o câncer ganha um novo reforço. Não é de hoje que os cientistas se esforçam para criar uma vacina contra o câncer, e com isso, já podemos ver resultados animadores e previsões de quando o imunizante estará disponível. Agora, pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver uma vacina capaz de eliminar os tumores cerebrais existentes e atuar na prevenção da doença. Já testado em camundongos para tratar câncer cerebral, espera-se que o imunizante também tenha efeito em outros tumores. Continue lendo e entenda! 

Leia também: Vacina contra o câncer começa a ser testada no Reino Unido

Vacina contra tumores cerebrais

A princípio, a vacina com dupla ação foi testada em camundongos com glioblastoma, que é o tipo de tumor que atinge o sistema nervoso central e se desenvolve na medula espinhal ou no cérebro com crescimento invasivo. Além disso, esses camundongos também sofreram modificações para terem organismos parecidos com o de humanos, aproximando ainda mais os resultados de um cenário possível. 

Agora, a novidade que os pesquisadores de Brigham trazem nessa abordagem é o tipo de células tumorais utilizadas para criar a vacina. Até o momento, a maioria das vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o câncer utilizam células tumorais inativadas para fortalecer o sistema imunológico. Porém, no novo estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine, os pesquisadores utilizaram partículas virais ativas e transformá-las em agentes anticancerígenos

Resultados promissores

Os resultados da pesquisa mostraram, então, que as células tumorais vivas têm a capacidade de se alojar em outras células tumorais do cérebro. Com isso, os agentes anticancerígenos podem atuar diretamente no alvo, o que faz da pesquisa algo muito promissor, pois o processo pode atuar na prevenção de novos tumores. 

No entanto, outro detalhe importante é que os cientistas criaram células tumorais de fácil identificação pelo sistema imunológico. Dessa forma, é possível que o organismo crie uma resposta antitumoral duradoura. 

Agora, os especialistas vão conduzir novos testes de segurança para seguir com o teste em humanos. Por fim, a abordagem também pode ter efeito para outros tumores sólidos como próstata, mama, colo de útero, pulmão, intestino, estômago, pele e outros

Referências: Revista científica Science Translational Medicine.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva