Vacina atualizada contra ômicron é liberada no Reino Unido
No Reino Unido, a imunização contra Covid-19 deu mais um passo importante. Em outras palavras, o país europeu aprovou a vacina atualizada contra ômicron. Ela é apresentada como um imunizante duplo, capaz de proteger a população diante da variante do coronavírus bem como da cepa original da pandemia.
A vacina é da fabricante Moderna que afirmou que as doses do imunizante duplo já devem ser distribuídas nas próximas semanas. No entanto, as autoridades de saúde do Reino Unido orientam as pessoas a tomarem qualquer reforço, afinal, todos garantem proteção contra a doença pandêmica.
June Raine, diretora-executiva da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido, reforçou a informação. “A primeira geração de vacinas contra a covid-19 continua fornecendo uma proteção importante contra a doença e salvando vidas. O que essa vacina bivalente nos dá é uma ferramenta afiada em nosso arsenal para nos ajudar a nos proteger da doença à medida que o vírus continua evoluindo”, disse.
Para liberar esse imunizante duplo, a agência reguladora analisou os testes feitos com 437 pessoas. Assim, concluiu-se que a vacina é segura e proporciona uma proteção imunológica melhor contra as cepas mais recentes do coronavírus. Em junho, a Moderna já havia liberado um estudo que apontava que o imunizante duplo proporcionou um aumento de oito vezes nos anticorpos neutralizantes contra variante ômicron.
Leia mais: Tecnologia da vacina do Covid poderá ser útil contra HIV e outras doenças
Vacina atualizada contra ômicron: Pfizer também está na corrida
Recentemente, a farmacêutica BioNTech também anunciou que está produzindo a vacina atualizada contra Covid-19 em parceria com a Pfizer. De acordo com o comunicado da empresa, o imunizante “terá uma resposta imune mais robusta” para subvariantes mais recentes do coronavírus — a BA.4 e a BA.5 e a BA.1 da Ômicron. No entanto, até o momento, não há uma data para a liberação desse produto.